Alerta de mais chuva para o RJ; moradores estão desalojados em Friburgo: 'Situação foi tensa'
Teresópolis também contabiliza os estragos causados pelo temporal
A forte chuva que atinge diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro desde a última terça, dia 7, causou estragos em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou uma média 45 milímetros de chuva nas últimas 24h, sendo quase a totalidade desse volume ocorreu em quatro horas.
A rua Farinha Filho, no Centro, que tradicionalmente sofre com os alagamentos, amargou novamente o impacto das águas da chuva.
O local passa por obras, realizadas pelo estado, desde o ano passado, justamente para sanar esse problema, que é considerado crônico na cidade.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a situação do local no momento da tempestade.
A Defesa Civil registrou, até a tarde de ontem, ocorrências em diversos bairros: uma queda de um muro na Chácara do Paraíso; deslizamento de barreira na estrada do Barracão dos Mendes, em São Lourenço; alagamento no Condomínio Terra Nova, em Conselheiro Paulino, e quedas de árvore na RJ-150, rodovia que liga Nova Friburgo a Bom Jardim.
Distrito de Amparo também é castigado pelas chuvas
O transbordo do Ribeirão São José, em Amparo, provocou alagamentos no distrito e invadiu casas de moradores. Pelo menos, 13 pessoas ficaram desalojadas e estão em casa de parentes ou amigos.
Vídeos nas redes sociais mostram ruas e casas cheias de água e muros de imóveis destruídos pela força da chuva.
Uma moradora do distrito, Suellen Pereira, contou à reportagem que não estava em casa na hora da chuva e se assustou quando chegou e encontrou tudo alagado.
Ela perdeu a cama, compras de supermercado, cômodas de roupa e de cozinha, além do material escolar que havia acabado de comprar para o filho. As roupas, ela diz que é possível lavar e recuperar o que ficou: ‘Dá pra salvar’.
A moradora afirma que a situação de muitos vizinhos é ainda pior:
Teve gente que perdeu muito mais do que eu. A ‘coisa’ aqui em Amparo não foi brincadeira não. A situação foi tensa. Estou virada, não consegui ‘pregar’ o olho essa noite. Qualquer barulho já me deixa em alerta, não tive condições de dormir. Estou em estado de choque.
Compras e utensílios precisaram ser retirados do armário de Suellen, que cedeu com a força das águas | Foto: Suellen Pereira
A reportagem entrou em contato com a prefeitura, na manhã desta quarta-feira, dia 8, para saber sobre a ajuda que será destinada à localidade, já que os moradores relatam que, até o momento, apenas a Defesa Civil havia prestado atendimento ao distrito.
A assessoria de imprensa disse que “cinco equipes da Secretaria de Assistência Social foram deslocadas para Amparo, para avaliar as necessidades das famílias e distribuir cestas básicas como benefício eventual àqueles que foram afetados”.
A prefeitura acrescentou também que população pode acionar a Defesa Civil, a qualquer momento, por meio de um novo canal, através do número de WhatsApp: (22) 2522.8182. Esta ferramenta permite o envio de imagens e solicitações diretamente à Defesa Civil.
Chuvas também atingem Teresópolis
A Defesa Civil de Teresópolis, também na Região Serrana do Rio, emitiu um boletim na manhã desta quarta-feira, dia 8, e informou que foram registradas 11 ocorrências no município.
O maior volume de chuvas registrado em 24 horas foi de 75 milímetros, em Quinta do Paraíso.
Houve quedas e riscos de quedas de árvores e muros, deslizamentos de terra, alagamento e afundamento de via pública.
A rua Oscar José da Silva, no bairro Panorama, cedeu novamente após rompimento do sistema de manilhas. Em janeiro, o local já havia afundado após uma ocorrência de chuva.
Sete pessoas ficaram desalojadas, não houve vítimas até o momento.
Via pública cede, pela segunda vez, com a força das chuvas em Teresópolis | Foto: Daniel Peres
Alerta de novas chuvas
O Estado do Rio de Janeiro emitiu um comunicado na tarde de ontem, dia 7, e confirma que está em alerta por conta das fortes chuvas que atingem várias regiões.
O governador Cláudio Castro afirmou que as equipes da Defesa Civil estão de prontidão para acompanhar de perto as necessidades dos municípios e fez um pedido à população, em caso de chuva forte:
Peço às pessoas que evitem sair de casa. E para aquelas que estão nas ruas, que fiquem em lugares seguros. O momento é de atenção e cautela.
_Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.