Araruama é o primeiro município da Região dos Lagos a cancelar o Carnaval 2022
Decreto foi publicado nessa quarta-feira. Festas privadas estão liberadas, mas com restrições
A Prefeitura de Araruama anunciou nessa quarta-feira, 5, que o Carnaval de rua deste ano está cancelado em decorrência do avanço da pandemia de Covid-19 nas últimas semanas. O município é o primeiro da Região dos Lagos a suspender a festividade.
A medida foi publicada no decreto nº 006/2022. Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada com base nos casos confirmados da nova variante ômicron no estado, além do histórico em receber um número elevado de turistas durante o feriado de carnaval.
As festas privadas estão autorizadas, mas com restrições. Está permitido o funcionamento de matinês em casas de shows, clubes e salões de festas até às 23h, com redução em 50% da capacidade máxima de lotação.
De acordo com o texto, as outras medidas de enfrentamento à Covid19 continuam sendo exigidas, como o uso de máscaras de proteção pelo público presente e funcionários, além da apresentação do comprovante de vacinação e aferição de temperatura com termômetro infravermelho de pulso.
A fiscalização na cidade será realizada por agentes da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, que também ficarão responsáveis em coibir irregularidades na orla da Lagoa de Araruama e atividades aquáticas.
O documento destaca que “Mantém-se proibido carro de som de passeio no município, a fim de, evitar aglomerações e perturbação da ordem pública. O descumprimento poderá acarretar multa, apreensão do veículo no pátio da Secretaria de Transportes até a comprovação do pagamento de multa e/ou condução à delegacia local”.
Carnaval em outras cidades da Região dos Lagos
Na terça-feira, 4, a Prefeitura de Cabo Frio também se manifestou sobre o assunto e chegou a afirmar que o cancelamento do Carnaval de rua está sendo avaliado, devido ao aumento de casos da influenza e o avanço da ômicron em todo o Brasil.
Segundo a assessoria de comunicação do município, está sendo realizada uma análise conjunta com outros municípios da região para definir a situação. Disse ainda que o cenário epidemiológico vem sendo monitorado de forma constante e que todas as definições podem ser revistas a qualquer momento, até a chegada do período carnavalesco.
Já a Prefeitura de Búzios, afirmou que uma equipe epidemiológica vai se reunir para emitir um parecer sobre a realização do Carnaval.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.