Com avanço de casos de ômicron e gripe, Prefeitura de Cabo Frio avalia cancelamento do Carnaval de rua
Anúncio acontece após mortes causadas pela influenza. Festas em outras cidades da Região dos Lagos também seguem indefinidas
O secretário de Turismo de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, Carlos Cunha, anunciou na noite desta terça-feira, 4, que o Carnaval de rua da cidade poderá ser cancelado. De acordo com o comunicado, o caso “está sendo avaliado sob forte tendência de cancelamento”. A informação foi divulgada pelas redes sociais.
Entre os motivos para uma possível suspensão dos blocos de rua, estão o aumento de casos da influenza e o avanço da ômicron em todo o Brasil. O cancelamento em outras cidades, como no Rio de Janeiro, também está sendo levado em consideração. Ainda segundo o secretário, a festa autorizada no município poderia atrair os foliões e colocar em risco a vida dos moradores.
Os eventos particulares têm sinal verde para acontecer, desde que tenham as autorizações necessárias, e todas as definições podem ser revistas a qualquer momento, até a chegada do período carnavalesco.
Mortes por Influenza em Cabo Frio
A Prefeitura de Cabo Frio confirmou a morte de quatro pessoas pela influenza. Os casos aumentaram e, no mês de dezembro, nas amostras realizadas para detecção do vírus, houve 25 casos positivos do vírus. Já no mês de novembro foram 10.
O município ampliou o número de postos de vacinação contra a gripe.
Casos de Covid-19 na cidade
De acordo com dados fornecidos pela prefeitura, até o dia 3 de janeiro, foram registrados 15.762 casos confirmados da Covid-19 na cidade. Ao todo, 917 pessoas já morreram no município em decorrência da doença.
Íntegra do comunicado
"Devido ao aumento de casos de Covid e influenza em todo o território brasileiro; considerando que algumas cidades já anunciaram o cancelamento do carnaval de rua (inclusive o Rio de Janeiro) o que poderá acarretar um grande fluxo de foliões em busca de cidades com festividades autorizadas; buscando o equilíbrio entre a saúde de nossa população (o mais importante), e a economia local; o carnaval de rua (desfiles de blocos) de Cabo Frio está sendo avaliado sob forte tendência de cancelamento.
Eventos particulares em locais com acessos monitorados e controlados, por enquanto, seguem autorizados (desde que com todas as licenças dos órgãos competentes emitidas). Pedimos à população em geral que evite aglomeração e se cuide. Salientamos que o momento é de cuidado extremo, mas solicitamos calma. Não temos hoje, nenhum internado por Covid na rede pública ou particular.
Continuamos atentos e monitorando a evolução do quadro epidemiológico na nossa cidade e nas cidades emissoras de turistas para Cabo Frio. Juntos, vamos superar!"
Indefinição nas outras cidades da Região dos Lagos
A Prefeitura de Araruama informou que está elaborando um novo decreto sobre a realização do Carnaval, mas não adiantou qual será a decisão.
De acordo com a assessoria de comunicação de Búzios, a prefeitura ainda não tem um posicionamento oficial sobre o Carnaval. Uma equipe epidemiológica vai se reunir para concluir um parecer sobre a festa no município.
A Prefeitura de Arraial do Cabo ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.