Defesa Civil de Nova Friburgo divulga boletim sobre situação das chuvas; Cemaden-RJ alerta para risco hidrológico ‘muito alto’ na cidade
Subida da serra de Cachoeiras de Macacu funciona em pare e siga na manhã deste sábado, 23
A Defesa Civil de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, atualizou no início tarde deste sábado, 23, o número de ocorrências pelas chuvas das últimas horas na cidade.
Pela manhã, às 7h, o governo municipal informou que oito pessoas e dois animais estavam desabrigados. Porém, de acordo com o novo boletim, 12 pessoas e dois animais estão desabrigados.
Elas foram direcionadas para um abrigo e um ponto de apoio do município.
Confira as ocorrências divulgadas pela prefeitura:
Inundação na Ponte da Saudade: Mãe e filha, um cachorro e um gato estão desabrigados. Eles foram acolhidos no abrigo da Via Expressa. O imóvel foi interditado preventivamente e será reavaliado após o período de chuvas;
Inundação em Lumiar: O ponto de apoio da Escola Municipal Acyr Spitz foi aberto, mas não houve procura, de acordo com a prefeitura;
Inundação em Salinas e áreas próximas (distrito de Campo do Coelho, área rural): 12 pessoas ficaram desabrigadas e estão no ponto de apoio da Creche Vovó Dolores, sendo seis adultos e seis crianças. Há também uma pessoa desalojada, que se encontra na casa de um familiar.
Alagamento e queda de barreira em alguns pontos da estrada de acesso a Rio Bonito, no distrito de Lumiar
Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a rua Felipe Camarão, no bairro Ponte da Saudade, completamente alagada, na noite dessa sexta-feira, 22, e também a situação de inundação em Salinas. Confira:
Barreiras em Rio Bonito
Na estrada de Rio Bonito, quedas de barreiras foram registradas. O prefeito Johnny Maycon (PL) informou por meio da rede social que a subprefeitura de Lumiar/São Pedro da Serra já está trabalhando na remoção na manhã deste sábado, 23.
Barreira sendo retirada na estrada de Rio Bonito na manhã deste sábado, 23 | Foto: Reprodução/Rede Social (Johnny Maycon)
O chefe do Executivo ainda confirmou que existem outras barreiras na região e que “ao longo do dia, estarão sendo removidas”.
Ponte interditada em Baixada de Salinas
A Prefeitura de Nova Friburgo informou na tarde deste sábado, dia 23, a interdição da ponte que dá acesso à localidade de Três Picos por tempo indeterminado, em Baixada de Salinas.
Ponte que dá acesso aos Três Picos está interditada por tempo indeterminado | Foto: Reprodução/Rede Social (Johnny Maycon)
O prefeito Johnny Maycon se manifestou por meio das redes sociais sobre as ações no local:
As equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras estão avaliando a situação da ponte que dá acesso ao Ibelga. Ela está interditada e passará por intervenções na próxima semana.
De acordo com governo municipal, “Conquista, Salinas, Baixada de Salinas, São Lourenço e Centenário foram mais impactados devido à cheia do Rio Grande”, no 3º distrito (Campo do Coelho).
Segundo a Defesa Civil, Nova Friburgo segue em estágio de ‘atenção’.
O volume pluviométrico médio, registrado em toda a cidade nas últimas 24 horas, foi de 49,4 mm. O local com maior índice médio foi o bairro Floresta, com 70,6 mm em um dia.
Solicitamos à Prefeitura de Nova Friburgo mais detalhes sobre os pontos de inundações e alagamentos na cidade, mas ainda não tivemos retorno.
Serra de Cachoeiras de Macacu é totalmente liberada
O trânsito na Serra dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu, foi totalmente liberado às 15h30, em ambos os sentidos (Nova Friburgo X Cachoeiras de Macacu), no trecho do quilômetro 51, de acordo com a Rota 116.
Desde o início da manhã, operários trabalhavam no local, com o apoio de máquinas e caminhões para a "desobstrução de duas barreiras que escorregaram para a pista durante as fortes chuvas que caíram na região".
Barreira na subida de serra de Cachoeiras de Macacu é retirada na manhã deste sábado, 23 | Foto: Reprodução/Rota 116
O tráfego funcionou no sistema de pare e siga, na altura do quilômetro 51. Segundo a concessionária, não houve vítimas nem a suspensão total do trânsito.
Risco ‘muito alto’
Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), o risco hidrológico em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis continua classificado como ‘muito alto’.
Já a situação para deslizamentos em Friburgo é considerada ‘alta’. Em Petrópolis e Teresópolis, a classificação é de 'muito alta'.
A previsão meteorológica, segundo a Defesa Civil, para as próximas horas, é de chuva moderada a forte para a região.
Os ventos estarão moderados a fortes.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!