Dezembro começa com frente fria e previsão de tempestades, mas segue com clima quente em quase todo estado do Rio
Defesa Civil emitiu alerta de chuvas intensas para Nova Friburgo, válido para os próximos dias
O mês de dezembro começa com calor assim como terminou novembro. No entanto, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria deve chegar ainda nesta primeira semana, mas não será suficiente para baixar as temperaturas no estado do Rio de Janeiro.
Segundo o instituto, são esperadas tempestades em quase todas as cidades fluminenses, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Conforme alerta emitido pela Defesa Civil de Nova Friburgo, na Região Serrana do estado, há possibilidades de chuvas intensas nos próximos dias. A previsão é de pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte a partir da tarde desta segunda-feira, 2, para toda região. O Inmet orienta:
Se houver risco de alagamentos na área de sua residência, proteja documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido e coloque em lugares altos seus móveis e utensílios. Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia e feche o registro de entrada de água.
O órgão também recomenda que a população mantenha portas e janelas bem fechadas. Se houver risco de deslizamentos na área da residência, é preciso ficar atento a qualquer sinal de trincas no terreno ou rachaduras nas paredes. O alerta é válido até esta terça-feira, 3.
Calor segue forte mesmo com início da frente fria nesta semana | Foto: Reprodução/Giga TV
A Defesa Civil da cidade vizinha, Teresópolis, também emitiu aviso válido para esta segunda, 2, no município, prevendo: "Céu parcialmente nublado a nublado, com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Os ventos estarão fracos a moderados".
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) reforçou, nesta segunda, 2, que a aproximação de uma frente fria provocará áreas de instabilidade, com possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte de forma isolada em todo o estado.
Veja aviso do Cemaden para os próximos dias:
Amanhã, 3 de dezembro, a passagem da frente fria intensificará as condições de chuva, ocasionando precipitação moderada a forte principalmente a partir do período da tarde. Na quarta-feira, 4 de dezembro, o tempo continuará instável, com previsão de chuva a qualquer momento. Durante o período vigente, ocorrerão altos acumulados de chuva com raios e rajadas de vento moderado a forte.
A previsão de tempestades com forte calor se estende para a Região dos Lagos do Rio. De acordo com o Inmet, os termômetros devem ultrapassar a casa dos 30°C durante esta semana. Entretanto, até a tarde desta segunda, não havia alerta da Marinha ou Defesa Civil para as cidades dessa região.
Confira a previsão do tempo
Em Nova Friburgo, as temperaturas variam entre 18°C e 28°C a partir de terça-feira, 3, com muitas nuvens no céu.
Já em Teresópolis, a mínima deve ser de 18°C e a máxima de 30°C, com previsão de pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia.
Na Região dos Lagos, em cidades como Arraial e Cabo Frio, as máximas podem ultrapassar os 30°C até a quarta-feira, 4. No município cabista, a mínima será de 25°C e a máxima de 32°C nesta terça. Em Cabo Frio, os termômetros variam entre 24° e 34°C, segundo o Inmet.
Assim como na Região Serrana, o Inmet prevê muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada nos próximos dias nas duas cidades, mesmo com o clima quente predominante.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!