Edital do transporte público finalmente é lançado em Friburgo; NovaFaol se manifesta
Notícia chega após o aumento do valor da passagem ser autorizado pela Justiça na semana passada
A concessão do transporte público em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, ganhou mais um capítulo na tarde desta terça-feira, dia 14.
Após uma determinação judicial para aumentar o valor da passagem para R$ 4,90, no início do mês, a prefeitura publicou no Diário Oficial Eletrônico um edital para a concessão do serviço na cidade. A licitação está marcada para o dia 19 de dezembro (terça-feira), às 9h.
Segundo a publicação, a licitação está estimada em mais de R$ 650 milhões e a previsão de concessão é de dez anos.
A NovaFaol, atual empresa que administra o transporte público na cidade falou ao Portal Multiplix sobre uma possível participação no processo:
Tomamos conhecimento hoje do edital. Nossa equipe técnica e jurídica está analisando todo o documento para uma melhor avaliação. Nossa intenção é participar (da licitação), mas precisa ser um edital viável financeira e operacionalmente.
Concessão marcada por polêmica
Desde 2018, a situação do transporte público na cidade vem passando por inúmeros impasses.
Depois que o período válido do último processo licitatório chegou ao fim, a empresa trabalhou por meio de um contrato emergencial com duração de 12 meses.
Após o término desse contrato, um novo acordo - em caráter emergencial - tentou ser realizado entre as partes, mas não foi aceito pela concessionária de ônibus, que alegou, entre os motivos, o valor insuficiente da passagem para manter os serviços.
No ano passado, uma audiência foi realizada entre o Ministério Público, a prefeitura e a NovaFaol e, por meio de uma decisão judicial, o transporte passou a ser oferecido na cidade sem reajuste no valor da passagem.
A promessa do Executivo Municipal era de que um novo processo licitatório fosse realizado nos três primeiros meses desse ano, conforme afirmado por porta-vozes da prefeitura em entrevista do Portal Multiplix, o que não aconteceu.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.