Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estado do Rio está sob alerta vermelho para risco de temporais acima de 100 mm/dia, segundo Inmet

Teresópolis e Nova Friburgo estão entre as cinco cidades que registraram o maior acúmulo de chuva nas últimas 24h

Por Eliandra Bussinger
04/04/25 - 12:50
Estado do Rio está sob alerta vermelho para risco de temporais acima de 100 mm/dia, segundo Inmet Inmet reforça o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em todas as regiões do estado | Foto: Reprodução/Fernando Frazão (Agência Brasil)

A passagem de uma frente fria segue com efeitos no estado do Rio de Janeiro. Na manhã desta sexta-feira, 4, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico destacando o grande risco de temporais, com volumes que podem ultrapassar a marca de 60 mm/h ou 100 mm/dia.

A condição deve se estender pelo menos até sábado, 5, segundo comunicado do Inmet. Como consequência, o alerta informa que alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas podem ser registrados em todas as regiões do estado.

O panorama também foi reforçado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que apontou risco moderado a muito alto para a possibilidade de acidentes hidrológicos e geológicos.

Até a manhã desta sexta-feira, segundo o Cemaden, as cidades que registraram os maiores acumulados de chuva nas últimas 24h foram: Angra dos Reis (88,5 mm), Cantagalo (58.8 mm), Teresópolis (48.4 mm), Duque de Caxias (40.8 mm) e Nova Friburgo (38.8 mm).

O Governo do Estado do Rio de Janeiro informou, no início da tarde desta sexta-feira, que todas as prefeituras já foram alertadas sobre a possibilidade de temporais e receberam orientações específicas. No comunicado, o Executivo apontou que as regiões com maior risco são a Serrana, a Costa Verde e o Sul Fluminense.

NOTÍCIA RELACIONADA:

Eventos são adiados e prefeituras criam medidas de prevenção devido alertas de temporais na Região Serrana do Rio

Veja as medidas adotadas por algumas cidades das regiões Serrana e dos Lagos do Rio para os próximos dias:

Região Serrana

Nova Friburgo

A Defesa Civil de Nova Friburgo publicou nas redes sociais, na tarde de quinta-feira, 3, que a previsão de chuva se estenderá na cidade até 0h de segunda-feira, 7.

A equipe informou que está mobilizada, monitorando o avanço da frente fria, através da Sala de Monitoramento, e reforçou o efetivo com apoio de servidores do Departamento de Recursos Minerais (DRM) do estado.

Além disso, todos os membros do Grupo de Ações Coordenadas (Grac), que inclui órgãos públicos e concessionárias, entre outros, estão de sobreaviso, assim como os demais servidores da prefeitura.

Em qualquer situação de emergência emitiremos alarmes, principalmente para aquelas pessoas que vivem em áreas de risco. Pedimos para que todos fiquem atentos e se dirijam com toda a família para os pontos de apoio e aguardem as orientações. O retorno para casa é recomendado apenas após que fizermos a vistoria e identificarmos que o local está seguro e estável, ressaltou o major Evi Gomes da Silva, secretário municipal de Proteção e Defesa Civil.

A lista com os pontos de apoio definidos pela prefeitura pode ser acessada aqui.

Petrópolis

Diante das condições meteorológicas, a Prefeitura de Petrópolis determinou a suspensão do funcionamento das unidades escolares municipais para sexta-feira e sábado.

No decreto, o governo municipal também recomendou que as aulas nas instituições de ensino particulares fossem suspensas e instituiu ponto facultativo nas repartições públicas da cidade.

Serviços emergenciais de saúde e as equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Guarda Civil Municipal funcionarão normalmente.

Teresópolis

Na tarde de quinta-feira, 3, a prefeitura de Teresópolis suspendeu o funcionamento das unidades escolares municipais nesta sexta-feira e sábado.

O decreto também recomendou a suspensão das aulas nas instituições de ensino particulares e também instituiu ponto facultativo nas repartições públicas municipais.

Região dos Lagos

Búzios

A Defesa Civil de Búzios destacou que a umidade vinda do oceano continuará influenciando as condições meteorológicas no estado, mantendo o tempo instável.

Com a previsão de pancadas isoladas de chuva, acompanhadas de raios e rajadas de vento, a equipe orienta que banhistas e pescadores evitem o acesso ao mar e, em caso de ventos fortes, procurem um local seguro.

Cabo Frio

A prefeitura anunciou, na última quinta-feira, 3, que um comitê de gestão de crise foi elaborado para lidar com as chuvas moderadas a fortes que devem impactar a cidade durante o fim de semana.

Nas redes sociais, a Defesa Civil orientou a população a adotar medidas de segurança para evitar acidentes e transtornos durante os próximos dias, como:

  • evitar transitar por áreas alagáveis e ruas que costumam ter pontos de inundação;

  • em caso de ventos fortes, não se abrigue sob árvores, evite estacionar veículos próximos a torres e placas, e, se possível, desligue aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia;

  • evitar deslocamentos desnecessários e dar preferência por permanecer em casa ou em locais seguros e abrigados.

Aviso da Marinha

Em nota à impressa emitida nessa quinta-feira, 3, A Marinha do Brasil alerta para ressaca entre Florianópolis (SC) e Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de direção sudoeste a sudeste e altura até 3m, entre as manhãs desta sexta-feira, 4, e domingo, 6.

Assim, cidades como Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo podem ser atingidas.

Orientações do Cemaden

Para auxiliar a população a se proteger, o Cemaden divulgou dicas do que fazer diante do risco de enchentes.

Entre as orientações, o centro pede que as pessoas:

  • estejam atentas aos alertas e informem-se sobre as principais áreas nas quais a chuva será mais intensa;

  • preparem um kit com água potável, comida, remédios de uso regular e documento de identificação, para caso fiquem ilhadas;

  • mantenham móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e outros bens em áreas mais elevadas da casa;

  • não tentem atravessar a enchente com veículos, nadando ou andando;

  • procurem um lugar alto e seguro para se abrigar e esperar a água baixar.

Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192).

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.