Feirantes do Mercado Sebastião Lan, em Cabo Frio, vão retornar para o bairro São Cristóvão
Informação foi confirmada pela prefeitura. Espaço será modernizado e passará a ser administrado pela iniciativa privada

Os feirantes do Mercado Municipal Sebastião Lan, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, serão transferidos para a rua 25 de Dezembro, no bairro São Cristóvão, local que já foi ponto fixo da tradicional feira cabo-friense. A informação foi confirmada pela prefeitura, mas ainda não tem data definida.
Ao Portal Multiplix a prefeitura disse, por meio de nota, que o mercado será completamente modernizado e passará a oferecer uma nova infraestrutura comercial. Ele vai funcionar todos os dias da semana. O local também terá maior diversidade de serviços e suporte aos produtores rurais do município, além de uma praça de alimentação.
“A transferência será feita levando em consideração as demandas dos feirantes e dos moradores da área que passará a receber as atividades comerciais”, diz um trecho da nota.
De acordo com a prefeitura, cada feirante vai pagar individualmente por sua barraca padronizada. O município ficará responsável apenas pela limpeza da rua onde a feira acontece. Moradores e feirantes serão ouvidos antes da transferência ser efetivada.
Assunto foi amplamente discutido na Câmara de Vereadores | Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores
Impasse entre o poder público e feirantes
Atualmente, o espaço fica no bairro Jardim Caiçara e abriga 192 feirantes que trabalham na área externa no galpão. Ele foi interditado em 2018, por risco de desabamento. Na época, a prefeitura informou que a interdição seria por tempo indeterminado.
Ao longo de três anos, nenhum projeto foi apresentado. Em setembro de 2021, o atual prefeito José Bonifácio comunicou que um edital seria lançado para realizar uma parceria público-privada (PPP). O intuito é passar a administração de todo o espaço para o setor privado.
O assunto gerou polêmica e resultou em um longo embate entre os feirantes, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Cabo Frio. Vários protestos foram realizados para tentar impedir o andamento do processo, o que não ocorreu.
Estudos técnicos destinados à viabilidade econômico-financeira, operacional, ambiental e jurídica da reforma foram realizados para a ampliação, administração, conservação e exploração comercial das áreas e serviços do mercado.
Ainda segundo a prefeitura, um consórcio composto por três empresas já apresentou o anteprojeto, que está em fase final de conclusão.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.