Frio deve durar a semana toda e se estender pelo mês de junho; veja a previsão de meteorologista do Inmet para Serra e Lagos
Temperaturas devem variar entre 20ºC e 24ºC no mês e são previstas chuvas abaixo da média
O frio chegou em boa parte do país e os próximos dias devem ser de temperaturas baixas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O período mais ameno deve se estender durante todo o mês de junho, quando começa o inverno.
Os termômetros devem variar entre 20ºC e 24ºC durante o mês e são previstas chuvas abaixo da média na Região Sudeste, conforme prognóstico divulgado pelo Inmet nos últimos dias. Em algumas áreas do estado os índices podem ficar abaixo dos 20°C.
Além disso, o órgão informa que em áreas de maior altitude, como a Serra Fluminense, "são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC. Não se descartam a ocorrência de geadas em algumas localidades".
Ainda assim, a previsão indica temperaturas acima da média em grande parte do país, em relação ao prognóstico do mesmo período realizado no ano de 2023.
Para Andrea Ramos, meteorologista do instituto, no litoral do estado os ventos serão constantes nos próximos dias:
Perto ali do Espírito Santo, há uma frente fria que está em alto mar. Estamos no outono e a estação tem essa característica de formação de sistemas frontais. Agora, eles estão começando a entrar no país o que inicia essa temporada de chuvas.
Com a chegada do inverno no fim do mês de junho, dia 21, a tendência é de evolução nesses índices mais baixos de temperatura. A probabilidade é de dias chuvosos, mas sem volumes significativos para as regiões Serrana e dos Lagos, de acordo com a especialista:
Em junho todo país será afetado pela chamada 'fase neutra', quando não há influência nem do ‘El Niño’ nem da ‘La Ninã’ [fenômenos meteorológicos], assim a tendência é de termômetros dentro da média, ou seja, sem climas elevados tanto para o frio quanto para o calor.
Para esta semana, a frente fria deve durar até a próxima quarta-feira, 29. No entanto, o clima permanece ameno por conta da massa de ar frio que está sobre o país. O céu deve abrir com sol apenas no domingo, 2, mas o calor não deve ser intenso.
Previsão para os próximos dias
Friburgo registrava 16°C na Ponte da Saudade, às 8h, desta segunda-feira, 27 | Foto: Alisson Dutra
Na Região Serrana, Nova Friburgo e Teresópolis viram os termômetros baixarem nos últimos dias, com maior percepção nesse fim de semana. Na madrugada desta segunda, 27, Friburgo marcou 14°C nos termômetros do Inmet.
Para esta nova semana, os dois municípios devem registrar a temperatura mais fria na quarta-feira, 29, quando a mínima deve chegar a bater os 9°C.
Na Região dos Lagos do Rio, nada de praia nos próximos dias. O clima em cidades como Arraial do Cabo e Cabo Frio deve ser mais elevado, podendo chegar aos 30°C nesta terça-feira, 28, mas o céu fica fechado até a sexta-feira, 31, com probabilidade de chuva durante toda semana.
Existe ainda um alerta de ressaca da Marinha, com ondas de até 3 metros para o litoral da Região Sudeste, que deve atingir as praias da Região dos Lagos entre a tarde desta terça-feira, 28, se estendendo até a próxima quinta-feira, 30.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!