Golpistas emitem mensagens falsas se passando pelo Detran; veja dicas para não cair em golpes
Órgão se pronunciou sobre os casos e publicou diversas recomendações para que as pessoas se protejam
Um novo golpe na praça está mirando pessoas habilitadas ou não em todo o Brasil. Trata-se de uma ação de golpistas que enviam mensagens falsas se passando pelo Detran. Geralmente por SMS, o comunicado direciona a sites falsos.
No conteúdo, os criminosos alegam que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da vítima está em processo de suspensão ou cassação. Além do aviso enganoso, o SMS possui links, que acessados pelas vítimas, simulam o sistema do governo federal, o gov.br.
Nessas páginas, são mostrados formulários que solicitam dados pessoais, e até supostas infrações de trânsito. O site falso ainda oferece a opção "regularizar" para que as pessoas efetuem pagamentos. No entanto, a cobrança não é real e o valor não é repassado ao órgão.
Chamou a atenção dos departamentos de trânsito o fato desses avisos terem sido enviados não apenas para pessoas habilitadas, mas também para vítimas que nunca realizaram o processo para emissão da CNH. Assim, o órgão fez alguns alertas à população nos últimos dias.
Criminosos alegam em SMS falso que a CNH da vítima está em processo de suspensão ou cassação | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Por meio de nota enviada ao Portal Multiplix , o Detran-RJ esclareceu que não entra em contato com os usuários, seja por SMS, email ou telefone. De acordo com o órgão do Rio, as infrações de trânsito são enviadas por carta registrada:
A pessoa deve ignorar comunicações como essas enviadas em nome do Detran, por se tratarem de tentativas de golpe. A situação do veículo e do documento de habilitação podem ser consultadas no Posto Digital do Detran, que informa a data de validade da CNH e se o veículo tem taxas ou impostos em atraso.
Nas redes sociais, o Detran-RJ publicou algumas dicas e recomendações para evitar cair em golpes desse tipo. O órgão destacou que antes de clicar em links ou acessar páginas relacionadas ao departamento é preciso verificar sempre a origem dos perfis e das fontes. Veja abaixo as dicas:
Verifique se o endereço começa com "detran.rj.gov.br"
Pesquise no google para confirmar a autenticidade
Procure pelo cadeado ou "https" na barra de endereço
O Detran-RJ também lembra que golpes desse caráter podem roubar informações pessoais, conter vírus que danificam o dispositivo utilizado pela vítima e, ainda, induzir a pagamentos de taxas inexistentes. Por isso, é fundamental acessar redes oficiais do órgão.
O Posto Digital do Detran do Rio de Janeiro está acessível pelo site do Detran ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que oferece acesso às informações do condutor e do veículo.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!