Moradores do Estado do Rio de Janeiro já podem ter a Carteira de Identidade Nacional no celular
Por enquanto, novo documento é emitido apenas para crianças e jovens de até 18 anos que pedirem a primeira via do RG
A partir de agora, a população do Estado do Rio de Janeiro já pode ter a Carteira de Identidade Nacional (CIN) no celular.
Com esse documento virtual, são oferecidas diversas vantagens para os cidadãos e ao sistema de segurança pública, como a praticidade. Afinal, todo mundo anda com um smartphone.
Recursos avançados de segurança e criptografia para proteção dos dados pessoais e facilidade na hora de apresentar o documento, sem necessidade de fotocópia, podendo ser compartilhado diretamente do app, também são algumas funcionalidades do serviço.
Para baixar o 'doc digital', é preciso ter a nova carteira física, que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) já está emitindo desde o início do ano.
Até o momento, segundo o órgão, 112 mil cidadãos fluminenses já receberam a CIN e agora poderão baixar a versão digital do documento.
O Detran esclarece ainda que o documento digital no aplicativo oficial tem a mesma validade que a carteira física.
Como baixar
O passo a passo para baixar a versão digital da nova Carteira de Identidade Nacional é bem simples:
Fazer login ou criar uma conta
Selecionar a opção 'Carteira de documentos'
Clicar em 'Adicionar documento'
Selecionar 'Carteira de Identidade Nacional'
O Detran esclarece que dependendo da forma como o usuário criou a conta no 'Gov.br' pode ser necessário que a pessoa realize algumas etapas para aumentar o nível de segurança da página e visualizar os documentos.
Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Novo modelo da CNI em formato impresso | Foto: Reprodução/Governo Federal
A nova Carteira de Identidade Nacional tem o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como único número de identificação em todo o país.
É reconhecida em todo o território nacional, visando dificultar fraudes.
A nova CIN tem um Código de Resposta Rápida (QR Code) que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado.
Elementos gráficos modernos também dificultam falsificações do novo modelo.
Como solicitar a CIN
Por enquanto, o novo documento está sendo emitido apenas para crianças e jovens de até 18 anos que pedirem a primeira via do Registro Geral (RG) em qualquer posto de identificação civil do Detran.
Para emitir a CIN, a criança precisa ter a certidão original de nascimento com o CPF, ou a certidão original e mais o documento de inscrição no CPF.
Quem não tiver o CPF emitido pela Receita Federal receberá o modelo antigo de RG.
Antes de solicitar a identidade, é possível fazer a inscrição no CPF pelo site da Receita ou em unidades conveniadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil.
Pelo decreto federal que instituiu a CIN, o documento no formato anterior será válido no país até 28 de fevereiro de 2032.
Apenas daqui a nove anos, portanto, os usuários precisarão ter obrigatoriamente a nova CIN, o que permitirá uma transição gradual para o novo modelo.
Pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.