Frente fria pode provocar chuvas fortes a partir desta quinta no Rio; veja o alerta para a Região Serrana
Segundo o Inmet, Friburgo e Teresópolis têm perigo potencial de chuvas intensas
Os próximos dias desta semana serão marcados por grandes volumes de chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O informativo divulgado pelo Instituto aponta que "a frente fria que vem do sul do país avançará rapidamente em direção ao oceano, alinhando um canal de umidade sobre as regiões Sul e Sudeste".
Com isso, a partir desta sexta-feira, 22, ocorrerão "chuvas mais expressivas na faixa central do país".
Ainda segundo o Inmet, Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio, estão sob alerta amarelo com perigo potencial de chuvas intensas de até 50 milímetros por hora e ventos intensos de 40 a 60 km/h.
O aviso meteorológico teve início na manhã desta quinta-feira, 21, às 10h, e vai até sexta-feira, 22, também às 10h.
Na manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil de Nova Friburgo emitiu alerta de chuva moderada a forte para a região, válido até esta sexta.
No comunicado, a entidade indicou que, se houver risco de inundações ou alagamentos, a população deve "proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido e colocar em lugares altos seus móveis e utensílios".
A Defesa Civil recomenda ainda que:
Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia e feche o registro de entrada de água. Feche bem as portas e janelas. Se houver risco de deslizamentos na área de sua residência, fique atento a qualquer sinal de trincas no terreno ou rachaduras nas paredes.
Em Teresópolis, na madrugada desta quinta-feira, a Defesa Civil também enfatizou a probabilidade de chuva moderada a ocasionalmente forte.
No comunicado, a entidade pede para que as pessoas "fiquem atentas aos alertas, e em caso de emergência ligue 0800 202 1066 ou 2742-8264".
Recomendações em caso de emergência
Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio (Sedec-RJ) orienta os moradores de áreas de risco a ficarem atentos aos alertas sonoros. No caso de acionamento das sirenes, é preciso se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil municipal.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!