Marinha emite alerta de ressaca no litoral do RJ com ondas de até 4 metros de altura
Previsão é de ventos fortes, com velocidade de até 75 km/h para os próximos dias; confira as orientações das Defesas Civis de Arraial e Cabo Frio
Além do frio, os próximos dias na Região dos Lagos do Rio terão ressaca no mar e ventos fortes, de acordo com o alerta emitido pela Marinha nesse domingo, 11. A previsão é de ondas que podem chegar a 4 metros de altura e rajadas com velocidade de até 75 km/h.
O alerta de ressaca é válido desta segunda-feira, 12, até a noite da próxima quarta-feira, 14. O comunicado é para a faixa litorânea entre os estados de São Paulo e Espírito Santo, entre Santos (SP) e São Mateus (ES), com ondas de direção sul a sudeste.
Já o alerta de ventos fortes, ocorre de direção oeste a sudoeste e intensidade de até 75 km/h (40 nós) na faixa litorânea dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, entre Mangaratiba (RJ) e São Mateus (ES), entre a tarde desta segunda, 12, e a noite desta terça, 13.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de perigo potencial para ventos costeiros até as 10h desta terça-feira, 13. O comunicado do instituto reforça que haverá intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia, por exemplo.
Ao Portal Multiplix, o coordenador de Defesa Civil de Arraial do Cabo, Ricardo Ferreira, fez um aviso a respeito do pico desses fenômenos na cidade:
A ressaca no litoral de Arraial do Cabo está prevista para terça-feira, 13, e quarta, 14. O pico será no dia 14 de agosto. A partir de quinta, já começa a estabilizar. A previsão é de ondas com até 4 metros de altura.
De acordo com a Defesa Civil de Cabo Frio, neste momento, há uma formação de um grande ciclone extratropical sobre o oceano, próximo à costa sul do país. Esse cenário afeta toda a costa sul e sudeste do país, e causará vento forte a partir da tarde desta segunda na Região dos Lagos:
Atenção a partir do fim da tarde quanto ao vento forte, evitando permanecer em espaços abertos devido ao risco de objetos voando, evitar atividades em altura, evitar recreação e esportes náuticos, pesca embarcada ou em costões e decks... devido ao mar revolto e possibilidade de ondas súbitas.
As recomendações das Defesas Civis de Arraial e Cabo Frio para o período é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Búzios nesta tarde de segunda-feira, 12, com o mar um pouco mais agitado | Foto: Reprodução/GigaTV
Se for possível, também é importante desligar o celular, aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Nas praias, é importante evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca, assim como a prática de esportes no mar.
Não é recomendado permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca e é importante seguir as orientações das equipes de salva-vidas. Também não se deve trafegar de bicicleta na orla, caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
Já os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca e não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, deve-se entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros.
Em caso de emergência, a Defesa Civil atende pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros 193.
Previsão do tempo
A previsão é de tempo fechado com possibilidade de chuva para as cidades da Região dos Lagos. Segundo o Inmet, entre esta terça, 13, e a quarta, 14, os termômetros devem ficar entre 13°C e 23° em Arraial do Cabo.
Já Búzios deve registrar mínima de 16°C e máxima de 21°C na terça e na quarta. Também há expectativa de chuva moderada no balneário, que deve ter céu encoberto durante os próximos dias.
A tendência se estende a Cabo Frio, que tem previsão de mínima de 13°C e máxima de 24°C para terça e quarta. Na quinta, 15, feriado na cidade, o clima sobe um pouco e fica entre 15°C e 25°C, segundo dados do Inmet.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!