MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Movimentos sociais e entidades fazem abaixo-assinado contra resultado de julgamento de Rodrigo Marotti

Mais de 30 organizações e representantes políticos se manifestaram após réu não receber pena por duplo feminicídio em Friburgo

Por Kessia Coutinho
10/02/22 - 13:48
Movimentos sociais e entidades fazem abaixo-assinado contra resultado de julgamento de Rodrigo Marotti Protestos marcaram o dia do julgamento no fórum de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Organizações, movimentos e representantes políticos do estado do Rio estão se unindo através de um abaixo-assinado, depois do julgamento que aconteceu nessa terça-feira, 8, onde o júri popular absolveu Rodrigo Marotti da acusação de homicídio qualificado, por duplo feminicídio, contra Alessandra Vaz e Daniela Mousinho.

O réu foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão no fórum de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, pelo crime de incêndio com resultado em morte. A decisão tomada pelo júri gerou críticas.

"FOI FEMINICÍDIO SIM!!", assim começa o texto anexado à lista das organizações que assinaram o manifesto contra a sentença.

Em um trecho do documento, a liderança do movimento fala sobre a indignação com o resultado final do julgamento:

O feminicídio de Alessandra Vaz e Daniela Mousinho foi um crime cometido como consequência das violências contra as mulheres, pelo fato de serem mulheres. A conclusão dos jurados, 4 homens e 3 mulheres, não representa a vontade da parcela feminina da população de Nova Friburgo e região, a grande responsável pela movimentação econômica da região, reforçando a mácula do machismo estrutural, entranhada na nossa sociedade! O júri, ainda por cima, colocou as vítimas como rés, em seu posicionamento. Foi crime de feminicídio sim, um crime hediondo em nossa legislação!

Mais de 30 instituições e organizações como o Tecle Mulher, Instituto Social Black Brasil, Rede de Mulheres em Comunicação (Amarc Brasil) e a Casa da Mulher Trabalhadora (Camtra) participam da campanha.

De acordo com os organizadores, esse documento composto pelas assinaturas será entregue ao Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em outras entidades de direitos humanos.

Após a sentença, o Ministério Público informou, por meio de nota, que recorreu da decisão e que vai tentar anular o julgamento:

O recurso terá por objetivo a anulação do júri para submeter o acusado a novo julgamento perante o Tribunal do Júri, para que seja condenado por duplo feminicídio em nova sessão plenária.

Já a Defensoria Pública Estadual informou que não vai se manifestar sobre a estratégia de defesa do réu.

O caso

O crime ocorreu na noite do dia 7 de outubro, no Condomínio Parque dos Alpes, que fica na RJ-142, no distrito de Mury. As vítimas Alessandra e Daniela morreram dias depois, após ficarem queimadas em um incêndio na casa, logo após uma discussão com Rodrigo Marotti.

Segundo a polícia, após fugir do local do crime com o carro da ex-namorada, Rodrigo bateu com o veículo em Lumiar, e se escondeu. No dia seguinte, ele se entregou no Posto de Policiamento Comunitário (PPC) no distrito de Lumiar, onde foi detido pelos policiais militares.

Durante as investigações, ele disse que tinha uma sociedade com Alessandra, mas que, após o fim do namoro, a vítima não estaria cumprindo sua parte no acordo e que, por isso, perdeu a cabeça.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.