Onda de calor: temperaturas nas regiões Serrana e dos Lagos vão ficar ainda mais altas
Observatório europeu indica que outubro registrou o clima mais quente da história; veja como fica o tempo em Nova Friburgo e Cabo Frio
O verão ainda não chegou, mas o calorão já deu as caras e, pelo visto, promete ficar ainda mais forte nos próximos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta sobre uma onda de calor que atinge várias regiões do país, desde a manhã desta sexta, dia 10, e publicou um aviso de risco à saúde.
Segundo o órgão, as temperaturas devem permanecer, de um modo geral, 5ºC acima da média da climatologia.
A previsão é que o fenômeno se estenda até a noite da próxima terça-feira, dia 14.
A meteorologista do instituto, Andrea Ramos, conversou com a reportagem e disse que 2023 é considerado o ano mais quente, em comparação aos últimos anos recentes.
O El Niño é um dos fatores principais para a ocorrência do fenômeno, porque além dele modificar as questões de vento, pressão, umidade do ar, ele permite ainda que ocorra maior incidência de chuva na Região Sul e menos chuva na faixa Norte do país. Com isso, na parte central, Sudeste e Centro Oeste, tem acontecido a elevação da temperatura. Estamos há três meses emitindo, com frequência, avisos de onda de calor.
O planeta está mais quente
Segundo o Programa Copernicus da União Europeia, gerido pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas, a médio prazo, o mês de outubro foi o mais quente já registrado no planeta Terra.
O globo chegou a ficar 0,4°C acima da temperatura do outubro mais quente anterior, em 2019.
Inclusive, o planeta está ficando cada vez mais quente desde junho de 2023, pois a anomalia de temperatura de outubro foi a segunda mais alta em todos os meses, ficando atrás de setembro, que ficou atrás de agosto, de julho e de junho.
Previsão para o interior do Rio
Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a máxima pode chegar a 31ºC nesta sexta-feira, dia 10, a 30Cº no sábado, dia 11, e a 32ºC no domingo, dia 12.
Já entre segunda e terça, dias 13 e 14, a média máxima prevista é de 34ºC.
Há possibilidade de chuvas no domingo, mas, segundo a meteorologista Andrea Ramos, isso não significa queda nos registros dos termômetros.
Durante a ocorrência das chuvas, as temperaturas tendem a diminuir, mas, ao longo do período, elas se mantêm elevadas.
Já em Cabo Frio, na Região dos Lagos, a máxima prevista para esta sexta, dia 10, é de 33ºC, 31ºC no sábado, dia 11, e a 38ºC no domingo, 12.
Segunda e terça, 13 e 14, devem marcar máximas de até 37ºC, ainda segundo o Inmet.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.