11ª edição do FriCine começa nesta semana com programação gratuita em diversos pontos de Nova Friburgo
A mostra internacional será realizada de 21 a 28 de setembro, com a exibição de 80 filmes, palestras, oficinas e apresentações musicais
O Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (FriCine) começa neste sábado, 21, com programação gratuita em diversos pontos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Com o tema "O Futuro em Nossas Mãos - Aqui e Agora", a 11ª edição do festival vai contar com a exibição de 80 filmes de 15 países, com abordagens sobre o desenvolvimento sustentável e reflexões sobre a crise climática. Além disso, a programação terá um cronograma de palestras, oficinas e apresentações musicais, em três pontos da cidade: Espaço Arp, Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura e Usina Cultural Energisa.
A abertura oficial será no Espaço Arp, no sábado, 21, com coquetel e palestra sobre cinema imersivo, seguida pela exibição da experiência 'Na Altura do Coração', conduzida por Flávio Mayerhofer, do Studio Meta.AI.
Já no domingo, 22, o público poderá acompanhar a exibição da Mostra Competitiva Regional, com curtas-metragens de produtores audiovisuais da região selecionados através de chamada pública realizada no último mês.
Filme brasileiro 'Os Sapos' foi gravado em Nova Friburgo | Foto: Divulgação/FriCine
No mesmo dia, às 20h, o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura vai exibir o filme 'Os Sapos', gravado em Nova Friburgo e dirigido por Clara Linhart. O evento contará com a presença do elenco e da equipe.
O idealizador do festival, Pedro Cavalcanti, comentou sobre a importância do FriCine:
Em um momento de emergência climática global cada vez mais desafiadora, o festival se reafirma como um evento de extrema relevância, necessário e urgente.
Na sexta-feira, 27, às 18h, serão exibidas produções cinematográficas de alunos de cinco escolas de Nova Friburgo: C.E. João Bazet, Ceffa Rei Alberto, C.E. Carlos Maria Marchon, Educandário Miosótis e C.E. Emília Roschemant. A atividade será realizada no teatro municipal.
As exibições continuam ao longo da semana e o festival encerra suas atividades no sábado, 28.
A equipe da TV Multiplix conversou com Espedito Silva, Coordenador Pedagógico do Fricine, que deu mais detalhes sobre o projeto e os destaques desta edição. Confira abaixo.
Acompanhe o site e as redes sociais do evento para ficar por dentro da programação detalhada.
O FriCine
Criado em 2006, em Nova Friburgo, por Pedro Luiz Cavalcanti e Ana Maria de Hollanda Cavalcanti, o FriCine foi idealizado como uma mostra informativa internacional, com a parceria do Circuito Turístico Sabor Mury.
Ana Maria de Hollanda Cavalcanti e Pedro Luiz Cavalcanti são os criadores do FriCine | Foto: Divulgação/FriCine
O festival é um dos mais antigos do Brasil ainda em atividade, com caráter competitivo internacional. Suas edições focam na sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural.
Até hoje, o evento ofereceu gratuitamente ao público a exibição de mais de 700 filmes de 50 países, além de 40 palestras e debates, 30 oficinas, exposições de arte, educação e tecnologia, apresentações de teatro e música, lançamentos de livros e atividades na natureza.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!