Início da temporada de montanhismo e outros eventos marcam o fim de semana na Região Serrana do Rio
Teatro e exposições também agitam a programação cultural em Nova Friburgo e Teresópolis
O fim de semana na Região Serrana do Rio de Janeiro está repleto do atividades culturais, como exposições e teatro.
Com programação para diferentes idades, toda a família pode se divertir com eventos em Nova Friburgo e Teresópolis.
Nova Friburgo
Em Nova Friburgo tem o 2º Festival de Histórias da Companhia Arteira no próximo sábado, 1º, e domingo, 2, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na praça do Suspiro, das 17h às 19h.
O evento traz causos e contos de Mestres e Mestras Populares da região, patrimônios imateriais, com o objetivo de preservar seus saberes através da oralidade.
Companhia Arteira traz causos e contos de Mestres e Mestras Populares da região | Foto: Divulgação
O espetáculo tem entrada gratuita, classificação livre e conta com duas intérpretes de Libras, visando a inclusão comunicacional do surdo.
Também acontece o SustentARP neste fim de semana, das 9h às 19h, no Espaço Arp. O evento é gratuito, voltado à sustentabilidade ambiental e valorização da Mata Atlântica, e ainda tem por objetivo abrir a temporada de montanhismo na cidade.
Veja a programação:
Sábado, 1º:
9h – Escalada infantil
9h às 17h – Slackline
10h – Abertura oficial do evento
10h30 – Palestra 'Tema de Montanha', com o Centro Excursionista Friburguense
11h – Tour Histórico Guiado, com Raiz Turismo Receptivo
11h30 – Roda de conversa 'Mulheres na Montanha', com Lelê Costa, Miriam Bustamante, Marnie Freitas e Cris Mussi
13h às 15h – Mutirão de separação de tampinhas, com a Rio Eco Pets
14h – Oficina 'A biodiversidade da Mata Atlântica: brincadeiras e reflexões sobre o nosso bioma', com Iara Borges
16h - Palestra 'Boas Práticas e mínimo impacto na montanha', com Beto Grillo
17h – Show com a banda Dobbra
Domingo, 2:
7h30 – Yoga, com Juliana Borges
8h30 – Caminhada, escalada e reflorestamento na Pedra da Catarina (mãe)
9h às 17h – Slackline
9h às 17h – Muro de escalada
11h – Roda de conversa 'Arte Contemporânea - Encerramento da Exposição SER TEXTO', com Maria Buendía e convidadas
11h - Roda de Conversa 'Mata Atlântica - Preservação do Bioma', com Rominique Schmit, Bernardo Fuhrer e Luiz Enne Sustentarp
14h – Palestra 'História do Montanhismo', com Waldecir Matias
15h - Exibição do filme 'Tepui - Escalada ao Salto Angel'
17h – Exibição do filme 'A Natureza em toda sua plenitude', do Juran Santos - Projeto Aventura Animal
18h – Apresentação do Projeto Aventura Animal
NOTÍCIA RELACIONADA:
Rio das Ostras recebe 20ª edição do Jazz & Blues Festival a partir do fim do mês
Ainda no Espaço Arp acontece a exposição de artes visuais ‘Ser texto – fios como escrita em si’, da artista e historiadora Maria Buendía.
As obras são trabalhos de tecelagem desenvolvidos pela artista nos últimos anos e incorpora novas obras a partir do conceito de interatividade. A Mostra fica até domingo, 2, das 11h às 17h, na avenida Conselheiro Julius Arp, 80, Centro, com entrada franca.
A exposição 'Ser texto' fica em cartaz até domingo, 2 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Já na Usina Cultural Energisa, segue até 27 de julho, a exposição 'Tramatopia - Artes Têxteis'. Quem se interessar pode conferir na praça Getúlio Vargas, 55, Centro, de terça a sábado, das 13h às 20h, com entrada gratuita.
Os trabalhos utilizam materiais da história têxtil da cidade, marcada pelo desenvolvimento fabril com tecidos, rendas e fitas.
Tramatopia - trabalhos utilizam materiais da história têxtil da cidade | Foto: Divulgação
Também continua em cartaz até 4 de agosto, na Fundação D. João VI, a exposição 'A Pequena Alemanha - 200 Anos da Imigração Alemã'. A mostra destaca os relatos do comerciante alemão Ernst Hasenclever, extraídos diretamente de seu diário de 1840.
A fundação fica localizada na Praça Getúlio Vargas, 71, no Centro. Para saber mais informações sobre o livro e a exposição acesse o link.
Teresópolis
Já em Teresópolis, o evento 'Serveja' segue até o próximo domingo, 2. O festival conta com uma seleção especial de 80 rótulos de cervejas artesanais produzidas na cidade, que é considerada a Capital Nacional do Lúpulo.
A festa conta ainda com jogos cervejeiros, gastronomia, shows variados e espaço kids.
Veja a programação musical:
Sábado, 1º:
15h - Oahu Abbas
18h - Karol Rezende
21h - Rodrigo Miguez
Domingo, 2:
16h - Folkse
20h - Mother Mary
Outra programação variada é o projeto 'Música na Matriz' que traz no domingo, 2, às 15h, na Igreja de Santa Teresa, o Coral do Studio de Voz Cantata Jane Gomes.
O evento conta ainda com a participação especial do Coral Municipal de Teresópolis, sob a regência de Pablo Portilho, e de alunos da Escola Municipal de Música Giordano Marrelli.
Também no domingo, 2, tem a edição especial do projeto 'Cultura de Raiz', às 10h, no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras.
Com entrada gratuita, essa versão vai comemorar as festas juninas, celebração cultural que resgata algumas tradições e costumes brasileiros.
Com 15 anos de existência, o 'Cultura de Raiz' mantém viva a música de raiz e valoriza o artista local, da cidade e do campo. O projeto acontece através de encontros sempre no primeiro domingo do mês.
Já para quem curte a natureza, não pode deixar de participar do II Encontro dos Montanhistas 'Dinossauros'. As atividades começam neste sábado, 1º, com o objetivo de reunir os praticantes de montanhismo e escalada em um encontro para relembrar os velhos tempos.
Aberta temporada de montanhismo em Teresópolis e Nova Friburgo | Foto: Prefeitura de Teresópolis (Bruno Nepomuceno)
Exposição de fotografias, projeção de slides e a presença do padre Adamastor, que celebrou no cume da montanha a missa pelos 90 anos da conquista do Dedo de Deus, marcam o encontro, que acontecerá na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, a partir das 18h.
Já no domingo, 2, a praça Nilo Peçanha, no Alto, receberá pelo 3º ano consecutivo a programação especial da Abertura da Temporada de Montanha de Teresópolis 2024, com atividades para toda a família.
As celebrações seguirão até o dia 23 de junho, com atividades no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Parque Estadual dos Três Picos e no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, todos parceiros da iniciativa, junto com o Polo Gastronômico de Teresópolis e o Sesc.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!