Frente fria pode provocar aumento de chuvas na Região Serrana do Rio a partir desta sexta-feira, segundo Inmet
Especialista alerta que Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo devem ser as cidades mais afetadas

A chegada de uma massa de ar frio, na Região Sul do Brasil, provocará queda nas temperaturas no estado do Rio de Janeiro, entre sexta-feira, 4, e domingo, 6.
O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que alerta ainda para "a tendência de acumulados de chuva que podem ultrapassar 100 mm" no Litoral Sul, Região Serrana e capital do estado.
Segundo o meteorologista do Inmet, Thiago Souza, a Serra Fluminense costuma registrar acumulados mais elevados, e desta vez não será diferente.
O especialista explica que os municípios da Região Serrana mais afetados devem ser Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo:
Os volumes de chuva podem superar os 100 mm em 24 horas, aumentando o risco de deslizamentos de terra e alagamentos, especialmente em áreas de encosta (...) A combinação de terreno acidentado e solo já encharcado pode agravar os impactos da chuva.
A previsão é que o mau tempo persista ao longo do fim de semana, mas Thiago ressalta que os efeitos da frente fria, como a chuva e as temperaturas mais baixas, podem se estender até o início da próxima semana.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também alertou, na última terça-feira, 1º, que "o calor e o transporte de umidade favoreceram a formação de instabilidades no estado do Rio de Janeiro, resultando em pancadas isoladas de chuva moderada a forte, principalmente entre a tarde e o início da noite".
Na análise do Cemaden, a umidade vinda do oceano influenciará as condições meteorológicas no estado, mantendo o tempo instável, marcado por pancadas isoladas de chuva com raios e rajadas de vento, especialmente a tarde e a noite, entre esta quarta-feira, 2, e quinta, 3.
Na sexta-feira, 4, e sábado, 5, uma nova frente fria avançará do Sul. Com isso, haverá um reforço das instabilidades, "aumentando o potencial para chuvas mais intensas e frequentes em diversas regiões do estado [do Rio de Janeiro]".
A equipe de meteorologia do Cemaden informou ainda que será emitido um aviso na quinta-feira, 3, caso as condições atuais dos modelos meteorológicos se mantenham. Além disso, novas atualizações poderão ser emitidas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!