Juntas & Diversas apresenta o talento das mulheres da Região Serrana
Idealizada pela professora e escritora friburguense Márcia Lobosco, coletânea de autoras já está em seu segundo livro
Um projeto que mostra o talento e a força da escrita de mulheres da Região Serrana. Esta pode ser uma breve descrição da coletânea Juntas & Diversas, liderada pela professora e escritora Márcia Lobosco, e que reúne escritoras e poetisas de cidades como Cordeiro, Nova Friburgo e Bom Jardim, na Região Serrana.
De acordo com Márcia Lobosco, o projeto surgiu em 2019, a partir de uma conversa entre amigas que desejavam reunir seus poemas em uma publicação.
Assim, o primeiro livro foi lançado em fevereiro de 2020 com a participação de 10 autoras.
“O encontro foi tão gratificante e belo que decidi dar seguimento ao projeto e lancei a proposta de uma coletânea de contos”, destaca Márcia.
Neste segundo livro, foi definido um tema: as montanhas. O novo grupo, de acordo com Márcia, contou com algumas integrantes do primeiro livro, e novas autoras, em um total de 15 escritoras e uma ilustradora.
“O novo grupo manteve-se em interação por alguns meses, em leituras e partilhas, enquanto individualmente os textos eram escritos, tendo as montanhas como narradoras, personagens, ambiente ou metáfora na narrativa”, revela.
Ela conta ainda que após a leitura dos contos veio a ideia de ilustrá-los. Ao grupo de 16 autoras - 15 escritoras e uma ilustradora - juntaram-se se a autora do prefácio Ninfa Parreiras e a fotógrafa Regina Lo Bianco com a foto da contracapa. A publicação é da Editora In Media Res, que é de Nova Friburgo.
“No livro de contos, eu propus que usássemos o mote das montanhas. Então, as montanhas aparecem nos textos, como ambientação, ou como personagem e até como narrador. O livro acabou de ficar pronto e foi criado através de vários meses de interação virtual. Isso porque quando começamos a dialogar, veio o isolamento social, então nós não tivemos nenhum encontro presencial. Assim passamos a produzir vídeos para apresentar os contos e produzir este material”, relata Márcia.
Por fim, a escritora friburguense revela que ainda não ocorreu um lançamento oficial, mas que no final de novembro foi realizada uma espécie de sessão em que as autoras foram buscar o livro já editado e ilustrado.
“Nós pretendemos fazer um lançamento presencial, então, vamos aguardar até quando for possível isso acontecer. No dia 29 de novembro eu fui à livraria Sabor de Leitura, fiz uma escala com as autoras e elas foram pegar o livro comigo, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus. Elas ainda não tinham recebido o livro”, revela.
As autoras envolvidas no projeto são: Aline Moraes, Andrezza Regly , Ania Kítilla, Beatriz Canella, Catherine Beltrão, Deidi Rocha, Evelyne Ferreira, Fabiana Corrêa, Márcia Lobosco, Luana Negralu, Maria Clara Cavalcanti, Marisa Maia, Mirna Schueler, Tereza Malcher , Yasmin Abrahão, com ilustrações de Tatiana Latini.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.