Morando na Austrália, artista plástica mirim de Friburgo já expôs em vários países e fala sobre a carreira
O Portal Multiplix também conversou com a empresária de Maya Veronese
A artista plástica de apenas dez anos de idade, Maya Veronese, um dos talentos mais promissores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, se destaca no cenário artístico mundial.
Atualmente, ela está apresentando seus trabalhos em uma exposição virtual, em 3D, ‘Entre sonhos e cores’. Em novembro, está prevista uma mostra de suas obras na Bélgica.
A menina nem de longe sente a pressão do mercado das artes e deixa seu talento fluir, sem perder a essência da infância, e desenvolve suas obras de maneira natural e leve.
Maya também já alcançou um marco notável: suas obras foram expostas e vendidas em galerias renomadas no exterior, como no Carrossel du Louvre, em Paris, por exemplo, onde chamou a atenção de críticos de artes.
Uma de suas telas exposta no Carrossel du Louvre, em Paris | Foto: Acervo/Camila Veronese
NOTÍCIA RELACIONADA:
De Friburgo para o mundo: artista plástica de 8 anos é selecionada para expor obras de arte em Paris
A pequena artista já vendeu mais de 30 obras para pessoas de diferentes países, como Estados Unidos, Itália, Alemanha e Portugal. Neste último, participou e ganhou um prêmio de melhor pintura.
Marisa Melo, curadora, crítica de arte, galerista, empresária de Maya e de outros pintores, falou sobre esse sucesso:
Suas obras já estão muito bem avaliadas no mercado, os preços começam em torno de R$ 5.700 e podem variar até R$ 30.000, dependendo do tamanho e do estilo.
No ano passado, Maya foi a única criança convidada a participar da W.I.T.A. (Women in the Arts) com outras 70 mulheres de várias nacionalidades. A exposição ocorreu em Dubai (Emirados Árabes), Barcelona (Espanha) e Houston (Estados Unidos).
Características das telas
Ainda segundo a crítica de arte, as obras de Maya atraem admiradores por “sua criatividade e expressividade surpreendentes para a sua idade. Seus trabalhos são marcados por paleta de cores, movimento e delicadeza, que encantam".
Com exposições realizadas em cinco países diferentes, a menina demonstra talento precoce e capacidade de captar a atenção de um público global, revelou a empresária:
Com seu crescimento contínuo, Maya se destaca como uma promessa emergente no cenário artístico global.
Apesar de sua pouca idade, a artista possui talento e sensibilidade para traduzir suas vivências para a tela, combinando cores de forma harmoniosa e desenvolvendo um estilo que já é reconhecível. Marisa explicou:
Esta habilidade é verdadeiramente rara, pois não apenas captura visualmente suas emoções e histórias, mas também as comunica.
Obras são marcadas por paleta de cores vibrantes, movimento e delicadeza, que encantam | Foto: Acervo/Camila Veronese
Diante do talento tão promissor, o Portal Multiplix conversou com a artista plástica mirim sobre como se sentiu ao expor seus trabalhos em uma das galerias de artes mais famosas do mundo, o Carrossel du Louvre:
Foi muito legal! Eu estava muito ansiosa. Foi a primeira exposição internacional que participei, então vou guardar isso para sempre.
Maya disse também com foi a experiência de expor em Portugal: “Eu não viajei para lá. Só mandei duas telas e fiquei muito feliz porque uma delas ganhou como melhor pintura. Achei muito interessante, porque eu só tenho dez anos”.
Sobre como escolhe os temas das pinturas, Maya disse que não sofre nenhuma pressão para criar:
Não tenho como explicar a minha inspiração. Tem telas que eu penso como eu quero fazer, mas depois mudo tudo completamente até ficar pronta. Outras, eu penso desde o início e acaba do jeito que pensei.
Perguntada sobre o seu processo de criação, ela responde com a sinceridade e pureza de qualquer criança de sua idade:
Eu penso em outras coisas além da tela que estou pintando. Penso no que vou comer, no que vou fazer depois de terminar. Penso em qual estratégia vou criar para fazer a minha mãe limpar os meus pincéis. Eu penso nessas coisas.
Maya combina cores de forma harmoniosa e desenvolveu um estilo que já é reconhecível | Foto: Acervo/Camila Veronese
Morando com a família na Austrália desde o ano passado, a artista tem bastante acesso ao universo das artes plásticas e admira grandes nomes, como Van Gogh, Picasso e Yayoi Kusama, o que para a sua mãe, Camila Veronese, “Isso contribui muito para o amadurecimento artístico da Maya”.
Sobre o futuro, Maya diz ainda não saber quais serão seus planos, mas afirmou:
Talvez eu tenha outra profissão, mas só sei que continuarei pintando.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!