Mostra Ubuntu chega a Cabo Frio neste sábado com música, teatro, batalhas de rima e mais
Evento contará com coletivos culturais e grupos artísticos para celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira
A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai receber neste sábado, dia 18, o projeto Mostra Ubuntu – Ocupação Cultural na Periferia, que tem como objetivo "transformar a cena cultural" do município, com apresentações musicais, teatrais, contação de histórias e batalhas de rima.
A inciativa vai contar com a participação de coletivos culturais e grupos artísticos, celebrando a riqueza da cultura afro-brasileira. Inspirado na filosofia africana "Ubuntu", que significa "eu sou porque nós somos", o evento promove valores como unidade, respeito e comunidade.
O projeto busca conectar pessoas e fortalecer laços sociais. Segundo os idealizadores, a mostra é um marco na democratização do acesso à cultura, levando atividades culturais gratuitas às comunidades periféricas de Cabo Frio:
Historicamente relegadas à margem dos grandes centros culturais, essas regiões agora terão a oportunidade de vivenciar apresentações artísticas de qualidade e multilinguagens.
O local escolhido para o evento, foi o Ciep 458 Hermes Barcelos, no Jardim Esperança. Ao Portal Multiplix, Thammy Carvalho, criadora do projeto, explicou que o local será palco de uma celebração que une inclusão, diversidade e resistência:
A falta de acesso à cultura em regiões periféricas está diretamente ligada ao aumento dos índices de violência. A Mostra Ubuntu surge para mudar essa realidade, promovendo um espaço seguro e inclusivo para o lazer, a valorização do território e o reconhecimento cultural.
Além de celebrar a cultura, o projeto busca movimentar a economia criativa, gerando renda e visibilidade para artistas e produtores negros periféricos, além de revelar novos talentos e oferecer alternativas culturais para crianças, jovens e adultos.
Confira a programação completo do evento:
13h - DJ Malu
13h30 - Falas Negras: a importância do território, com o professor Babalaow Ivanir dos Santos, o historiador Pierre de Cristo e o advogado Criminalista Guilherme Teixeira
13h50 - DJ Malu
14h - Capoeira com Mestre Sapão
14h40 - DJ Malu
15h - Contação de História com Sa Soraya
16h30 - Batalha de Rima com Johw
17h - Victor Hest
17h20 - Sarau de Poesia com Slam das Donas
17h50 - Isa
18h20 - Forró na Praça
19h - Apresentação - Vadeia Aldeia
19h40 - Grupo de Samba (primeiro set)
20h20 - DJ Malu + Charme com dançarino Feijão
20h50 - Grupo de Samba (segundo set)
21h30 - Baile Funk com DJ
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!