O Corpo Negro: festival de dança será apresentado no Sesc e no centro de Nova Friburgo
A programação é gratuita e conta com oficinas de dança e mostra de cinema
O festival 'O Corpo Negro', realizado pelo Sesc-RJ, estreia em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, nesta terça-feira, 21, e vai até domingo, dia 26. O evento de dança é gratuito e para todas as idades.
O espetáculo, que foi criado e será executado por artistas negros, é considerado um dos maiores festivais do país neste estilo.
As performances vão ser apresentadas na unidade do Sesc da cidade, localizada na avenida Presidente Costa e Silva, nº 231, no Centro.
O público também poderá curtir performances no terminal rodoviário da praça Getúlio Vargas.
A programação inclui uma mostra audiovisual e oficinas de dança.
Confira as atrações no Terminal Rodoviário do Centro
Quarta-feira, 22, a partir das 14h
Performance 'Debandada' – Criada pelo grupo carioca de seis bailarinos, DeBonde a performance acontece na rua de forma que o público é convidado a dançar com o grupo.
O espetáculo Kuntè, da Laborative Dance Company, grupo de dança de Nova Friburgo, vai contar a história de lutas e conquistas de um homem negro vivente. A coreografia é do bailarino Douglas Felizardo e tem uma junção de experiências de cada intérprete.
Em seguida, o grupo Ginga Brasil apresenta o espetáculo ‘Arte e Ginga’. A performance vai explorar os diferentes tipos de samba com técnicas que mostram a origem do ritmo, o samba do casal de mestre-sala e porta-bandeira, até o samba das passistas e da gafieira.
Confira as atrações na unidade do Sesc em Friburgo:
Quinta-feira, 23, às 19h
- Espetáculo, Originais do Charme na Área fará uma viagem pela trilha e dança dos bailes charme de 1980 e 1990, os dançarinos entre 40 e 60 anos darão um show com os passos da época de ouro do charme. O público deve se preparar para muita emoção.
Sábado, 25, a partir das 19h
- As performances Kuntè e Arte e Ginga vão se apresentar no Sesc de Nova Friburgo. As apresentações são gratuitas e a classificação é livre.
Domingo, 26, às 16h
- O espetáculo de dança infantojuvenil da Companhia de Aruanda, ‘Brincantes’ resgata memórias ancestrais com muita música, dança e contação de histórias.
Grupo de dança DeBonde | Foto: Divulgação/Sesc-RJ
Mostra audiovisial
Terça-feira, 21/05, às 15h
Sinopse: o curta-metragem, 'Idu – O Astronauta Masaai', narra as aventuras do personagem por muitos mundos a partir de uma favela do Rio de Janeiro.
Sinopse: O filme Geração Alpha apresenta a história da personagem Rebeca. Uma menina apaixonada por leitura que tenta convencer seu melhor amigo a ler um livro.
Quinta-feira, 23, às 18h30
- Sinopse: O documentário, ‘Dionísio, Um Mestre’ narra a história do criador da primeira e única escola de mestre-salas, porta-bandeiras e porta-estandartes do Rio de Janeiro. Há mais de 30 anos, a instituição forma novos bailarinos e preserva o estilo de dança do carnaval.
Sexta-feira, 24, 19h
- O documentário, Black Rio! Black Power aborda a influencia do movimento social Black Rio na música, na política e no processo de redemocratização. O filme também mostra as influências do movimento nos gêneros musicais como hip hop e funk, além das posturas afirmativas das gerações de 1970 e 1980 e que influenciam até hoje o Brasil.
Oficinas Gratuitas de Danças Urbanas
As oficinas serão oferecidas pelo coreógrafo Douglas Felizardo e os dançarinos da Laborative Dance Company nesta terça, das 18h às 21h, e no sábado, das 10h às 13h.
Com duração de três horas, as aulas vão abordar técnicas de street dance e hip hop. Os interessados podem fazer a inscrição neste link.
O evento começou no dia 28 de abril em oito cidades do estado do Rio. A programação se estenderá até o dia 31 de maio nas diferentes unidades do Sesc-RJ. A retirada de ingressos em espaços com lotação limitada. Outros detalhes estão no site O Corpo Negro.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!