Teresópolis lança plataforma online para divulgar artistas e produtores culturais da cidade
O Catálogo de Cultura reúne iniciativas de artes urbanas, artesanato, audiovisual, dança, entre outras expressões artísticas
Os artistas, produtores e fazedores de cultura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, ganharam mais uma opção para divulgar seus trabalhos na cidade. Nessa segunda-feira, 16, a prefeitura lançou o Catálogo de Cultura.
Desenvolvida pelas secretarias municipais de Cultura e de Ciência e Tecnologia, a plataforma online permite a publicação de portfólios e contatos profissionais, com o objetivo de ampliar a visibilidade das produções locais.
O secretário municipal de Cultura, Ricardo Guarilha, ressaltou que o catálogo é uma vitrine para "fortalecer, valorizar e promover talentos e iniciativas culturais de Teresópolis".
Durante o lançamento, ele descreveu a ferramenta como:
Uma forma de comunicação e consulta objetiva entre o artistas, os produtores e os fazedores de cultura e o público interessado em conhecer o panorama cultural do município, viabilizando a interlocução entre os trabalhadores da cultura e os consumidores que fomentam a economia criativa.
De acordo com Bernardo Rodrigues, membro da equipe técnica da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o formulário cumpre os critérios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e funcionará como "uma biblioteca para que o público tenha fácil acesso aos artistas de vários segmentos".
Como funciona
Na plataforma, é possível identificar os artistas e produtores a partir das categorias: Arte Urbana, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Coletivos e Centros Culturais, Dança, Literatura, Música e Teatro.
Para se inscrever, o interessado em aparecer no Catálogo de Cultura deve preencher o formulário disponível no site com informações como nome, área de atuação, imagem de perfil, biografia, contato e portfólio.
Se, após a inscrição, o artista desejar excluir seu cadastro da plataforma, basta solicitar a exclusão pelo e-mail: dpo@teresopolis.rj.gov.br.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!