Nova Friburgo e outros 67 municípios do estado recebem reconhecimento nacional pela alfabetização infantil
Premiação simboliza avanço na garantia do direito à alfabetização de crianças em todo o país
Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e outros 67 municípios do estado foram contemplados com o Selo Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada. A ação é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), que identifica e destaca as secretarias de Educação por demonstrarem um compromisso efetivo com a alfabetização. A cerimônia ocorreu na última segunda-feira, 16, no Palácio Guanabara.
O reconhecimento simbólico é concedido à gestão, pertencendo, portanto, às secretarias, e atesta o empenho das administrações estaduais, municipais e distrital em assegurar o direito à essa etapa de ensino no país.
Além disso, tem por objetivo reconhecer e valorizar os esforços e os avanços alcançados das secretarias na alfabetização das crianças brasileiras o longo do ano.
Os critérios de avaliação para a concessão do selo são a colaboração entre estados, municípios e Distrito Federal; institucionalização e implantação da política de alfabetização; a implantação das ações de formação de professores e gestores; e a distribuição de materiais didáticos complementares de apoio ao aprendizado das crianças.
A premiação é divida em três categorias: Ouro, Prata e Bronze.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, no Rio de Janeiro, 68 municípios receberam o reconhecimento, sendo 37 agraciados com o Selo Ouro, 20 com Prata e outros 11 com o Selo Bronze.
Selo Ouro nas mãos de Cintia Damázio (esquerda), da secretária de Educação de Friburgo, Caroline Klein (direita), e do prefeito Johnny Maycon (PL), ao centro | Foto: Reprodução/Redes Sociais
As cidades que se destacaram nas áreas de cobertura do Portal Multilpix foram:
Selo Ouro
Cachoeiras de Macacu
Cantagalo
Carmo
Cordeiro
Nova Friburgo
Selo Prata
Araruama
São Sebastião do Alto
Selo Bronze
Duas Barras
Macuco
Sumidouro
Teresópolis
Para a secretária de Educação de Nova Friburgo, Caroline Klein, "este Selo Ouro é um importante reconhecimento do trabalho realizado até agora e um estímulo para continuarmos investindo na educação do nosso município, além de proporcionar um processo avaliativo que nos permite identificar pontos fortes e possíveis áreas para melhoria".
Os outros municípios que se destacaram com o Selo Ouro foram: Campos dos Goytacazes, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaguaí, Itaperuna, Laje do Muriaé, Maricá, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Pinheiral, Porto Real, Ǫuatis, Ǫueimados, Ǫuissamã, Resende, Rio Bonito, Rio Claro, Rio de Janeiro, São José de Ubá, Tanguá, Três Rios e Volta Redonda.
Já com o Selo Prata ficaram: Aperibé, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Duque de Caxias, Italva, Itaocara, Macaé, Magé, Mesquita, Paraíba do Sul, Paraty, Rio das Flores, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Valença e Vassouras.
As cidades contempladas com o Selo Bronze foram: Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Japeri, Miracema, Nilópolis, Paty do Alferes e São José do Vale do Rio Preto.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!