SES-RJ vai antecipar vacinação contra a gripe para a próxima quarta-feira, 2; Friburgo diz que começará no dia 7
Imunização contra a influenza passa a integrar o Calendário Nacional, durante todo ano, para crianças, gestantes e idosos
.jpg)
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) vai antecipar a estratégia de imunização contra a influenza para a próxima quarta-feira, 2. A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, informou que começará a capacitação dos profissionais nesta data.
Os imunizantes começaram a ser entregues na última quinta-feira, 27, com 492 mil doses distribuídas aos 92 municípios do estado, nesta primeira remessa, para dar início às ações de vacinação.
A expectativa da pasta é imunizar mais de 7 milhões de pessoas contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B.
A gripe é uma doença respiratória de transmissão aérea e, em casos mais graves, pode levar ao óbito.
Segundo dados do Monitora RJ, até o dia 26 de março de 2025, foram notificados 112 casos e seis óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza no estado.
Campanha de imunização em 2025
Ministério da Saúde entregou cerca de 35 milhões de doses de vacinas contra a gripe para todos os estados | Foto: Reprodução/João Risi (Ministério da Saúde)
Para a vacinação de 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses. No primeiro semestre, está prevista a distribuição de 67,6 milhões para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
No segundo semestre, serão distribuídas 5,9 milhões de doses para a Região Norte. O valor total do investimento é de R$ 1,3 bilhões e o público-alvo é de 81,6 milhões de pessoas.
A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários do Calendário Nacional de Vacinação, que incluem crianças, gestantes e idosos, com estimativa de público-alvo em cerca de 50 milhões de pessoas.
Um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA aponta que, no Brasil, e em mais quatro países da América do Sul, a vacinação contra a influenza reduz em 35% o risco de hospitalização associada ao vírus entre grupos de alto risco.
Para quem tem comorbidades, a redução foi de 58,7%. Já para crianças pequenas e idosos a redução foi de 39% e 31,2%, respectivamente.
Vacinação em Nova Friburgo
Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a vacinação contra a gripe será iniciada na próxima segunda-feira, 7 de abril, data divulgada inicialmente pelo Ministério da Saúde.
Essa decisão considera que o município ainda aguarda a chegada dos imunizantes, insumos e capacitação das equipes, que vai começar nesta quarta-feira, 2, de acordo com a prefeitura.
A vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nas seguintes salas de vacinação:
Policlínica Sílvio Henrique Braune (Centro)
UBS Ariosto Bento de Mello (Cordoeira)
UBS Waldir Costa (Conselheiro)
UBS Tunney Kassuga (Olaria)
UBS José Copertino Nogueira (São Geraldo)
Quem pode se vacinar?
O Ministério da Saúde preconiza que o público-alvo da campanha deste ano abrange crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
Também integram o grupo prioritário trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais de segurança e salvamento, das Forças Armadas, e pessoas com deficiências permanentes.
Além disso, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, dos Correios, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também fazem parte do grupo a ser imunizado prioritariamente.
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas também poderão receber a vacina.
Para se imunizar, basta procurar uma unidade básica de saúde e solicitar a vacina. Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes do imunizante, principalmente à proteína do ovo.
Portadores de doenças neurológicas e da síndrome de Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para quem apresentou febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.
Mário Sergio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do estado do Rio, destacou a importância de vacinar o público-alvo neste primeiro momento:
Vale destacar que as vacinas são nossas grandes aliadas. São seguras, eficientes e evitam doenças graves. É importante, para quem compõe o público-alvo, procurar um posto de saúde e ficar protegido. O vírus da influenza muda conforme passam os anos, por isso é importante atualizar o imunizante.
Novidade no calendário vacinal
A vacina contra a gripe passa, neste ano, a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos), tornando permanente a proteção para esses públicos.
Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), em 2024, cerca de 316,3 mil crianças já haviam sido vacinadas contra influenza no estado do Rio de Janeiro.
Além da inclusão do imunizante, também foi ampliado o período para a aplicação.
O MS informou que a vacina estará disponível nas salas de vacinação ao longo do ano e não apenas durante as campanhas sazonais.
Outras mudanças em vacinas do calendário
Esquema vacinal e o reforço passam a ser exclusivamente com a vacina inativada (VIP) injetável | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Além da inclusão do imunizante contra gripe, outras mudanças foram adotadas para 2025, como a ampliação do período para aplicação da vacina contra rotavírus e a substituição das doses de reforço do imunizante oral contra poliomielite por uma dose inativada.
No combate à poliomielite, o esquema vacinal e o reforço passam a ser exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável.
Já o imunizante contra o rotavírus teve o período para aplicação das doses ampliado: agora, a primeira dose, indicada aos dois meses de idade, pode ser administrada até os 11 meses e 29 dias; enquanto a segunda dose, indicada aos quatro meses, poderá ser aplicada até os 23 meses e 29 dias.
Imunização contra Covid-19
Vacina contra a Covid-19 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para grupo prioritário | Foto: Banco de imagem
A imunização contra a Covid-19 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos, idosos (a partir de 60 anos) e gestantes.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação dos demais grupos especiais, a partir de 5 anos, será realizada periodicamente em qualquer sala de vacina, sendo a cada seis meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos.
Para a população geral entre 5 e 59 anos, e para aqueles que nunca receberam nenhuma dose, a recomendação é a aplicação de uma dose da vacina.
O Ministério da Saúde informou que as mudanças foram implementadas com base em evidências científicas e ampliam a proteção contra doenças imunopreveníveis, garantindo um acesso mais abrangente e eficaz às vacinas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!