Único cinema de Búzios, Gran Cine Bardot está de portas fechadas e tem futuro incerto
Importante ponto cultural do estado aguarda por repasse para a compra de novo projetor
Já são quase 30 anos promovendo cultura por meio da sétima arte em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. O Gran Cine Bardot, único cinema do balneário é uma referência para o audiovisual do estado, mas há pouco mais de um mês está de portas fechadas.
O espaço vinha enfrentando, desde 2021, dificuldades técnicas e financeiras e precisou encerrar as atividades em agosto.
De acordo com os fundadores, o cinema desenvolveu um projeto de modernização e renovação técnica da sala e recebeu uma verba federal do fundo nacional de cultura. O dinheiro teria sido depositado nos cofres públicos em 2021, mas não foi repassado até agora, assim impossibilitando o funcionamento do local.
O espaço, que também reúne projetos de cidadania, abrigando reuniões comunitárias, encontros políticos, exibições para escolas, projetos de formação técnica e audiências públicas, ganhou até um abaixo-assinado na tentativa de pressionar o poder público.
A nossa equipe conversou com o fundador do Cine Bardot, Mario José Paz, sobre a real situação do lugar. E também entrou em contato com a Prefeitura de Armação dos Búzios para falar a respeito desse repasse. Veja todos os detalhes na reportagem!