Detector de Corruptos: app usa reconhecimento facial para ver quem é ficha suja
Com as eleições à vista, aplicativo detecta e expõe processos abertos contra políticos

Com as eleições se aproximando, é importante saber o passado de seu candidato para votar de maneira consciente. Para ajudar a tirar as dúvidas dos eleitores e mostrar a ficha dos políticos, o site Reclame Aqui criou um aplicativo denominado Detector de Ficha de Corruptos e que em 2018 foi agraciado com o prêmio Cannes Lions 2018, na categoria Mobile.
A ideia surgiu em 2016, ano de eleições municipais para prefeito e vereador. No começo, ele atuava como uma extensão para o navegador Google Chrome. Agora como aplicativo, ele funciona da seguinte forma: o usuário pode tirar foto do político pelo celular, o banco de dados faz o reconhecimento facial e busca os processos contra aquele político. O internauta também pode procurar pelo nome do político diretamente na plataforma. Daí, o aplicativo mostra os dados do político, processos e supostas improbidades administrativas que cada um deles responde na Justiça. O serviço é gratuito.
O aplicativo abrange presidentes, vice-presidentes, senadores, deputados federais e governadores que ocuparam o cargo nos últimos 8 anos. Também estão listados os atuais pré-candidatos à Presidência da República e a governos de estados.
O banco de dados do aplicativo reúne informações de órgãos como o Supremo Tribunal Federal (STF), Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais de Justiça (TJs) e Tribunais Regionais Federais (TRFs). Os processos que correm em segredo de justiça não são divulgados.