Dez cidades para conhecer no estado do Rio
Em pouco tempo é possível ir do frio ao calor, da serra à praia e percorrer incontáveis diversidades de atrativos turísticos e culturais
O que o estado do Rio de Janeiro e a Dinamarca têm em comum? Quase nada, diriam alguns. Mas quando comparamos o tamanho territorial do Estado brasileiro com o país europeu encontramos uma semelhança: ambos têm alguns metros quadrados de diferença entre seus respectivos territórios. O Rio, com 43.780 km², e a Dinamarca, com 43.077 km². Ou seja: se no Brasil somos considerados um dos menores estados (24º de 27 unidades federativas), na Europa poderíamos ser um país. Mas, se aqui não há tanta riqueza financeira como em terras de lá, em termos de história, cultura e belezas o potencial do Rio é uma pluralidade sem fim.
Poucas regiões garantem tamanha diversidade em tão pouco tempo. É possível sair dos 40 graus da capital fluminense rumo ao clima frio da serra em apenas uma hora. Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo formam a tríade charmosa do Rio, com suas histórias e seu clima, arquitetura, gastronomia e povo acolhedor.
Mas, se a ideia é buscar sol e calor sem o agito dos grandes centros, as praias de Arraial, Rio das Ostras e Cabo Frio entram na lista. Esses municípios também possuem atrações culturais para quem quiser outros passeios, para além da areia e água do mar.
Dez sugestões de destinos para curtir o interior do Rio
01 – Petrópolis
Destino de veraneio da família imperial no século XIX, hoje é uma das principais cidades do País. São quase 300 mil habitantes, guardiões da história e memória da época do Império do Brasil. Dentre as principais atrações estão o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, o Palácio de Cristal e a Catedral de São Pedro de Alcântara. Com clima agradável, é possível visitá-la em qualquer época do ano.
02 – Teresópolis
Projetada como um presente de Dom Pedro II para a Imperatriz Teresa Cristina, o município está ao lado de Petrópolis. É lá que fica a Granja Comary, sede da Seleção Brasileira. Um dos atrativos mais famosos é o Dedo de Deus.
03 –Nova Friburgo
Nova Friburgo compartilha com as duas cidades anteriores o clima frio no inverno. E possui uma beleza ímpar, já cantada em trova, prosa e verso. Acredite: as temperaturas mínimas podem ficar perto de zero grau, entre maio e setembro. A gastronomia com influências europeias é uma das pedidas. Além de atrações como o Teleférico e os bucólicos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.
04 – Arraial do Cabo
Descoberto em 1503 pelo navegador português Américo Vespúcio, Arraial é hoje um dos menores municípios do Rio, mas com grande diversidade de praias, cujas águas de tons azuis claros as colocam entre as mais bonitas do país. Vale destacar a Praia do Farol, do Forno e as prainhas do Pontal do Atalaia. A natureza é o destaque.
05 – Rio das Ostras
Rio das Ostras, um antigo distrito de Macaé, se tornou uma das cidades que mais crescem no país, mas nem por isso perdeu a paz do interior. São várias praias, como a de Costa Azul e a do Centro, e pontos turísticos espalhados por todo o município, como a Figueira Centenária, a Praça da Baleia, o Museu de Sítio Arqueológico etc.
06 – Cabo Frio
Um dos primeiros municípios do Brasil, Cabo Frio é hoje uma cidade de médio porte. Famoso destino de verão para os cariocas, a localidade oferece, além de belas praias, uma ampla estrutura de bares e restaurantes. Fica em localização estratégica para quem pretende visitar as vizinhas Arraial do Cabo e Armação dos Búzios.
07 – Angra dos Reis
Famosa por ser sede das duas únicas usinas nucleares do país, Angra é uma das cidades mais importantes do Estado e faz parte da chamada Costa Verde. São inúmeras ilhas para passear e conhecer, com destaque para Ilha Grande, antiga região de pescadores, que se tornou popular destino para turistas de toda a América do Sul. Destaque para a Praia de Lopes Mendes, eleita recentemente a segunda melhor praia do Brasil.
08 – Paraty
Paraty já foi o mais importante porto de escoamento dos produtos brasileiros. Hoje é patrimônio nacional. Guarda a arquitetura e história do tempo colonial, em meio às paisagens deslumbrantes, com muitas praias, ilhas, cachoeiras e trilhas.
09 – Niterói
Antiga capital do Estado do Rio de Janeiro, Nikity, como é carinhosamente conhecida, tem muitas praias e atrativos, alguns famosos mundialmente, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Caminho Niemeyer e a Praia de Itacoatiara.
10 – Campos dos Goytacazes
Campos dos Goytacazes, maior cidade do Estado em área territorial, tem esse nome devido aos índios goytacazes, que habitavam a região à época da chegada dos portugueses. O Rio Paraíba do Sul e a Praia do Farol de São Tomé estão entre os atrativos naturais. Também chamam a atenção os prédios históricos que fazem parte do patrimônio cultural da cidade.