Dia de Iemanjá será celebrado com Festival Odoiá em Búzios
Em Cabo Frio, Comunidade Terreiros cancelou festividade em função dos casos de Covid entre os integrantes
O dia da Rainha do Mar será celebrado nesta quarta-feira, 2, com cerimônias em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Iemanjá é a grande homenageada.
Já em Cabo Frio, a festividade foi cancelada após membros da Comunidade Terreiro testarem positivo para Covid-19.
Festival Odoiá em Búzios
A partir desta quarta, o grupo Filhos do Axé realiza o Festival Odoiá, em louvor a Iemanjá, orixá da cultura africana de grande poder e importância, ligada à origem de várias divindades que compõem o universo religioso afro-brasileiro.
O festival terá início às 9h com a entrega do barco de Iemanjá na Praia da Gorda, localizada no final da Praia da Rasa, em área quilombola. Em seguida, será realizada uma live com o tema voltado para a cultura afro-brasileira na Praça dos Quilombolas. Estão previstas danças, músicas e performances dos participantes.
“Devido à nova variante ômicron, o evento foi restrito apenas à entrega religiosa que acontece no mar e uma live”, ressaltou a organização.
O grupo Filhos do Axé é composto por membros do grupo cultural KamanÁFrica e artistas com raízes na religião de matriz africana. O movimento recebe o apoio da secretaria de Cultura de Búzios e da Associação Comercial de Búzios, entre outros parceiros do município.
Além da programação religiosa, a celebração também terá um festival gastronômico. Vários restaurantes de Búzios estarão no roteiro com pratos especiais, apresentações culturais, exposições e feiras, até o dia 6 de fevereiro.
Restaurantes participantes:
A Doceria Maria Maria Café, na Rua das Pedras, traz o prato especial 'Odoiá sabor coco queimado'.
Já no restaurante O Porto dos Pescadores, moradores e turistas poderão apreciar o 'Peixe na brasa de Iemanjá' ou o 'Drink Mar Azul'. O local fica na subida da igreja de Sant'Anna.
No Madame Bardot, também na Rua das Pedras, todo o cardápio foi criado em homenagem a Iemanjá.
Concurso de estandartes Odoyá
Durante o festival também acontece um concurso de estandartes em homenagem a Iemanjá, elaborados e decorados por artesãos da cidade.
As obras ficarão expostas em diversos espaços culturais e comerciais de Búzios.
No dia 6, encerramento do festival, acontecerá a premiação dos três mais belos estandartes, com prêmios cedidos pela Associação de Hotéis de Búzios (AHB) e Associação Comercial (ACB).
Evento foi cancelado pelo segundo ano consecutivo | Foto: Divulgação/Comunidade Terreiros Cabo Frio
Festividade cancelada em Cabo Frio
A Comunidade de Terreiros de Cabo Frio e Região dos Lagos anunciou nessa segunda-feira, 31, o cancelamento das festividades de Iemanjá no município cabo-friense.
De acordo com Sandra Ribeiro Ekejí, presidente fundadora da comunidade, este é o segundo ano em que o evento precisa ser cancelado em função da pandemia, após vários membros terem testado positivo para Covid-19.
“Estamos na missão há muitos anos, mas a 15ª edição vai ter que esperar mais um pouco. Temos que evitar a disseminação do vírus. Muitos integrantes ainda estão se recuperando”, explicou Sandra.
Mesmo com as atividades reduzidas, o grupo organizou ações sociais durante o período de recolhimento. Alimentos foram recolhidos e doados a famílias em vulnerabilidade social nos bairros Tangará, Jardim Esperança e no Quilombo Preto Forro, em Cabo Frio.
Oficinas de reciclagem também foram ministradas por meio do projeto ‘Arte das mãos na cultura sustentável’.
“As mulheres aprenderam a reciclar os materiais para posteriormente enfeitá-los. Essa é uma das atividades que fizemos durante a pandemia, mantendo o distanciamento social”, disse a presidente.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.