Abertura de empresas bate recorde no RJ; veja dados de Friburgo, Teresópolis, Cabo Frio e Araruama
Ao todo, foram abertos 7.240 novos negócios em agosto, a melhor marca em 2023
O Estado do Rio de Janeiro registrou recorde no número de criação de empresas na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) no mês de agosto.
Nas regiões Serrana e dos Lagos, a abertura de novos negócios segue a tendência de crescimento.
Segundo informações do governo estadual, esse é um recorde histórico. Ao todo, foram contabilizadas 7.240 novas empresas. O maior número entre todos os meses de agosto, desde a existência da autarquia.
A marca representa um aumento de 8,6% em relação ao antigo recorde do mês, batido em 2021, com 6.661 negócios abertos, e de 15% em relação a agosto de 2022, quando foram computadas a criação de 6.292 empresas no território fluminense.
O número de novos negócios registrados em agosto também foi o melhor de 2023 até agora. No total, de janeiro a agosto, a Jucerja contabiliza 48.882 novas empresas. A marca é a segunda melhor da história, atrás apenas da soma dos oito primeiros meses do ano passado, que chegou a 50.429.
Dos 7.240 novos negócios abertos em agosto, 6.611 são referentes a criações de empresas. Também foram registradas 511 abertura de filiais e 118 inscrições de transferência.
Números no interior:
Região Serrana
Em Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana, foram abertas 1.293 novas empresas em agosto.
Entre essas cidades, segundo dados da Jucerja, o maior crescimento foi em Friburgo, com 664 novos negócios.
Entre eles, foram 108 empresas de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios e 42 de confecção de roupas íntimas.
Já Teresópolis registrou 629 novas firmas no último mês.
Desse número, 22 negócios são de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios. O seguimento de comércio varejista de artigos de cama, mesa e banho somou a abertura de 23 empresas.
Região dos Lagos
Na Região dos Lagos, foram criadas 1.273 empresas em agosto.
Cabo Frio foi o maior gerador com a abertura de 876 negócios, de acordo com a Jucerja.
Novas 42 empresas da cidade são voltadas para atividade médica ambulatorial restrita a consultas. Já os restaurantes e similares tiveram 45 novos negócios.
Araruama contabilizou 397 novas empresas no mês passado.
Da área de construção de edifícios, foram mais 18 empresas. O seguimento de lanchonetes, casas de chá, sucos e similares também somou 18 novas firmas.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.