MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dívidas com bancos podem ser renegociadas com condições especiais no Mutirão da Febraban até 30 de novembro

Consumidor pode acertar débitos no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, entre outros

Por Eliandra Bussinger
Com informações da Federação Brasileira de Bancos
06/11/24 - 12:33
Dívidas com bancos podem ser renegociadas com condições especiais no Mutirão da Febraban até 30 de novembro Na última edição, em março deste ano, o mutirão renegociou 1,6 milhões de contratos | Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr (Agência Brasil)

Quem está endividado com bancos e financeiras e quer deixar o nome limpo pode renegociar as dívidas até o dia 30 de novembro, por meio do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A ação teve início na última segunda-feira, 5, e oferece condições especiais para acertar débitos no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito.

A iniciativa ocorre em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Programas de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de todo o país.

Na última edição, em março deste ano, 1,6 milhões de contratos foram renegociados.

O mutirão, no entanto, segundo a Febraban, não é recomendado para aqueles que estão protegidos pela lei 14.181, conhecida como Lei do Superendividamento. Trata-se de pessoas que não têm condições de quitar dívidas e manter a subsistência própria ou da família.

Pendências com bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis, dívidas prescritas, e contratos com parcelas em dia também não estão incluídos na renegociação.

Como renegociar a dívida

A federação indica que, antes de tentar acertar os débitos, o devedor faça um raio-X da vida financeira: saber quais são as dívidas, quem são os credores, quantas parcelas faltam, entre outras questões.

Para isso, também é necessário, de acordo com a Febraban, entender as entradas e saídas de dinheiro para uma maior compreensão do próprio orçamento.

Após reunir essas informações, é possível negociar as pendências pelo Mutirão da Febraban de três formas:

  • Contato direto com o banco ou financeira, pelos canais oficiais, e pedido de renegociação pelo mutirão;
  • Pelo Serasa Limpa Nome, no balcão de atendimento das agências dos Correios;
  • Pelo portal Consumidor.gov.br, se a conta for Prata ou Ouro.

Antes de assinar o acordo, a Febraban recomenda que o consumidor pergunte quais são os descontos e prazos oferecidos e defina um teto para a renegociação:

A dica é estipular um valor mensal que caiba no seu bolso para quitá-las e não fechar um acordo que não consiga arcar para evitar enroscos maiores depois.

Em caso de dúvidas, o Procon oferece apoio às pessoas que enfrentam dificuldades para negociar com as instituições durante o mutirão.

Na página da internet criada especialmente para a ação, é possível consultar a relação dos bancos participantes.

Educação financeira

Para auxiliar a população a gerir os gastos e ter uma vida financeira mais saudável, a Febraban mantém a plataforma Meu Bolso em Dia, em parceira com o Banco Central.

No site, é possível conferir materiais gratuitos com dicas e planilhas para organizar o dinheiro, cursos para cuidar do dinheiro e manuais para conseguir estabelecer metas e tirar os planos do papel.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.