Enem dos Concursos é adiado no país devido às chuvas no RS; governador Eduardo Leite reativa canal para doações
Provas do unificado que seriam aplicadas neste domingo, 5, vão ser realizadas em novas datas
As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), chamado de ‘Enem dos Concursos’, que seriam aplicadas neste domingo, 5, foram adiadas em todo o país em decisão do governo federal anunciada na tarde desta sexta-feira, 3, por causa das fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul.
Uma nova data para a realização das provas ainda será definida. A medida visa não prejudicar os moradores das diversas cidades que foram atingidas pelas enchentes dos últimos dias.
Durante o pronunciamento, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, explicou que as provas estavam distribuídas em todas as capitais do país, mas devem ser recolhidas para uma nova distribuição em breve. Ao todo, 235 municípios foram afetados.
O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, ressaltou que 86 mil pessoas se inscreveram para fazer provas no estado.
O concurso oferece 6.640 vagas para diversos cargos federais, com chances para os níveis médio e superior. O Cartão de Confirmação de Inscrição foi divulgado na última quinta-feira, 25, pelo governo federal.
Governador do RS reativa canal para doações via Pix
A Defesa Civil divulgou alguns números relacionados à situação crítica que vive o Estado do Rio Grande Sul por causa dos temporais recentes. Além dos 37 óbitos confirmados até o momento, há 74 desaparecidos. Cerca de 31.547 pessoas permanecem fora de casa.
Pelo menos 7.949 moradores estão em abrigos montados pelo governo do RS, e outros 23.598 desalojados, ou seja, na casa de familiares ou amigos. Ao todo, 235 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 351.639 mil pessoas.
Essa é a maior enchente no estado desde 1941. Diante da situação de calamidade, o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), fez um pedido de ajuda em um vídeo publicado nas redes sociais:
Nesse momento, a gente está focando nos resgates. A gente tá vivendo a crise ainda, mas, [...] para quem quiser fazer doação em recursos financeiros, a gente reabriu aquela chave Pix que a gente já tinha aberto lá no ano passado.
Eduardo Leite esclareceu que há um 'Conselho de governança', acompanhado por entidades dos órgãos de controle, que garante que esses recursos sejam utilizados para ajudar os moradores.
Ele ressaltou que, de forma solidária, a recomendação é usar o Pix. As doações podem ser feitas via transferência de valores pela chave: CNPJ 92.958.800/0001-38.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal