Planetário de Nova Friburgo apresenta 'sinais de deterioração' e ainda não tem data para reabrir
Para o Canf, falta um projeto que reconheça o espaço como patrimônio oficial do município
Ponto de encontro para entusiastas da astronomia e espaço para divulgação científica, o Planetário de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, está fechado e ainda não tem data para reabrir.
O local era mantido com recursos próprios e doações mobilizadas pelo diretor, professor Reinaldo Ivanicska, que faleceu em março deste ano. Desde então, o planetário não recebe os investimentos necessários para continuar as atividades.
Atualmente, o espaço conta apenas com a atuação voluntária de membros do Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf), que zelam pelo local e mantém o acervo.
De acordo com o diretor do Canf, Alison Mineiro Martins, há um obstáculo principal para a reabertura do planetário:
Falta um projeto que reconheça o planetário como patrimônio oficial do município (...) Além disso, o local requer manutenção constante, algo que o professor Reinaldo realizava pessoalmente. Mesmo Nova Friburgo sendo uma das melhores cidades do Brasil para observação astronômica, o espaço nunca recebeu a devida atenção ou subsídios adequados.
Diretor do Canf afirma que se não houver um plano de manutenção contínua, será necessário realizar outra reforma | Foto: Divulgação/Canf
Em janeiro de 2023, o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que a recuperação e manutenção do Planetário de Nova Friburgo seriam realizadas com as obras do Ciep Luiz Carlos Veronese.
À época, foi comunicado que a iniciativa partiu de uma intermediação da Prefeitura de Nova Friburgo, por meio das secretarias municipais de Educação e de Ciência e Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior.
De acordo com o governo estadual, as obras de manutenção no planetário foram executadas por meio da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ) com um investimento de R$ 58.224,04. O Núcleo de Imprensa do Governo do Estado afirmou à reportagem que:
As ações tiveram início em 6 de fevereiro de 2023 e foram concluídas em 20 de abril de 2023. Os serviços realizados contemplaram a recuperação da cobertura e das paredes internas com pintura, troca das esquadrias e o hidrojateamento da área externa.
Depois desses reparos, entretanto, o diretor do Canf explica que "não houve mais contato da prefeitura para manter os cuidados ou garantir a continuidade da manutenção do espaço e nenhuma definição clara foi acordada quanto à manutenção futura após esse período". Alison ainda complementa:
O planetário já apresenta sinais de deterioração. Existem pontos de infiltração nas paredes e o desgaste da pintura é evidente. Se não houver um plano de manutenção contínua, será necessário realizar outra reforma em breve.
A equipe do Canf conta que elaborou um projeto de revitalização e enviou à Câmara Municipal e à Secretaria de Educação, em abril deste ano, mas ainda não obteve um retorno positivo.
Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Nova Friburgo argumenta que o Planetário de Nova Friburgo é fruto de uma parceria com o Governo do Estado, que cede o imóvel anexo ao Ciep Luiz Carlos Veronese, onde funciona o Polo Cederj.
Em nota, a prefeitura afirma que "atualmente existe um servidor lotado na Secretaria de Educação que está levantando o acervo do planetário e, ao mesmo tempo, elaborando o processo com projeto para 2025, que inclui a realização de eventos, exposições e outras atividades". O governo municipal ainda detalha:
Além disso, está prevista a criação de jogos de cartas que explorem curiosidades e conhecimentos típicos da astronomia e de um 'Escape Room Astronômico', que consiste em um espaço fechado com vários elementos espalhados que funcionam como dicas para a resolução de problemas.
Sobre a data exata de reabertura do espaço, a assessoria de comunicação da prefeitura explica:
O planetário está passando por um processo de reestruturação e a expectativa é de que seja reaberto em 2025, porém, ainda sem data definida.
A prefeitura não respondeu às perguntas sobre o projeto apresentado pelo Canf neste ano.
Em resposta ao Portal Multiplix, o Canf explica que todo o acervo existente hoje no planetário pertence ao Clube de Astronomia, e não à prefeitura.
Além disso, Alison Mineiro afirma que até o momento ninguém do clube foi contatado para falar sobre o projeto mencionado ou uma iniciativa para recuperação do espaço.
Potencialidades do Planetário de Nova Friburgo
O Canf aponta que, apesar de todas as dificuldades, Nova Friburgo tem um enorme potencial para se tornar um centro de referência em observação astronômica.
Somos uma das 10 melhores cidades do Brasil para observação do céu noturno, e um planetário em pleno funcionamento poderia ser um importante atrativo turístico e educacional para a cidade, como é o caso do Parque Astronômico de Criciúma, que em 2023 recebeu mais de 45 mil visitantes.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!