Sargento da PM e escritor é morto a tiros em Cabo Frio; 126ª DP investiga motivação
Após o homicídio, o veículo da vítima foi levado pelos criminosos
O sargento Rodrigo Noval de Oliveira, do 30º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Teresópolis, na Serra Fluminense, foi morto a tiros na última quarta-feira, 6, no distrito de Tamoios, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.
De acordo com informações preliminares colhidas pelo 25º BPM de Cabo Frio, o policial, de 46 anos, visitava familiares na região quando foi reconhecido por criminosos, que atiraram contra ele.
O homicídio está sendo investigado pela 126ª Delegacia de Polícia de Cabo Frio, que também reforçou o policiamento na região.
Segundo a delegacia, o veículo da vítima foi levado pelos criminosos e localizado em seguida:
Os agentes estão em diligências para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.
Rodrigo, natural de Niterói, morava em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e, além do trabalho como policial, também se dedicava à escrita e à poesia, tendo publicado os livros "Corpos Inversos", "Poesia Nua" e "Chá de Poesia".
O sargento Noval ocupava, desde 2022, a cadeira nº 21, patronímica de Inglês de Souza e que teve como precedente o padre João Machado Evangelho, na Academia Friburguense de Letras (AFL).
O escritor estava prestes a lançar o livro "Corações Devassos" neste mês.
Além do trabalho como policial, Rodrigo se dedicava à escrita e à poesia e ocupava, desde 2022, a cadeira nº 21 da AFL | Fotos: Reprodução/AFL/Redes sociais
Por meio de nota, a AFL afirmou que Noval foi indicado para ser o próximo presidente da academia, em eleição que será realizada em 2025:
Este momento é de profunda dor e consternação entre todos os acadêmicos (…) Rodrigo Noval de Oliveira é um imortal, sua obra vai eternizar-se para ser lida e apreciada pelas novas gerações, e sua trajetória de vida pessoal é igualmente um louvável exemplo de pai, avô, filho, irmão, bom policial e, notadamente, de poeta. A Academia Friburguense de Letras zelará pela sua memória.
Os serviços prestados como militar e escritor também já foram agraciados pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em 2022.
Na Moção de Aplausos, a assembleia destacou que Rodrigo foi um dos fundadores da 1ª Feira Literária de Búzios, em 2013; e realizador da 1ª Feira Literária do 11º BPM.
Na tarde desta quinta-feira, 7, o 30º BPM publicou nas redes sociais uma nota em que agradeceu o trabalho prestado pelo sargento:
Um militar que sempre demonstrou comprometimento com a qualidade do serviço prestado e, também, no cuidado com o próximo. Na corporação há 19 anos, policial exemplar, Rodrigo Noval deixa esposa e dois filhos. Registramos o nosso muito obrigado por sua dedicação.
O 11º BPM, responsável pelo policiamento nos municípios de Nova Friburgo, onde está sua sede, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena, também lamentou a morte de Noval em publicação nas redes sociais:
Sua dedicação e sensibilidade deixam uma marca especial em todos que o conheceram (…) Descanse em paz, sargento Noval. Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros sentimentos.
O velório será nesta sexta-feira, 8, às 13h, na Capela Municipal de Nova Friburgo, e o sepultamento às 16h, no Cemitério Trilha do Céu, situado na Fazenda da Laje, em Conselheiro Paulino.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!