Candidatos à prefeitura de Cabo Frio falam sobre expectativa para debate na InterTV nesta quinta-feira
Dr. Serginho (PL) ainda não confirma presença, enquanto Magdala Furtado (PV) e Rafael Peçanha (Rede) garantem que vão participar
Três dos cinco candidatos ao cargo de prefeito em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, devem ficar frente a frente nesta quinta-feira, 3, em debate televisivo que será transmitido pela InterTV RJ para a Região dos Lagos. O encontro está previsto para começar às 22h.
De acordo com a emissora, foram convidados os candidatos: Dr. Serginho (PL), Magdala Furtado (PV) e Rafael Peçanha (Rede). Os outros dois nomes que disputam o pleito, Fernando Luiz Cardoso (Novo) e Vinícius Seguraço (UP), não receberam convite.
A emissora explicou que a legislação eleitoral prevê a participação no debate dos candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
Ao Portal Multiplix, Magdala Furtado e Rafael Peçanha afirmaram que comparecerão ao debate, enquanto Dr. Serginho optou por ainda não confirmar. Os três falaram sobre a expectativa para o encontro, onde será possível apresentar suas propostas. Confira as respostas em ordem alfabética:
Dr. Serginho (PL)
A presença de Serginho ainda não foi confirmada pela assessoria. No entanto, sua equipe afirmou que até "amanhã [quinta, 3], antes do meio-dia, seja possível confirmar ou não a presença". Ainda assim, o candidato do PL falou sobre o debate:
A expectativa para qualquer debate é que ele ocorra em um ambiente de respeito, onde possamos discutir amplamente os problemas e as necessidades reais de Cabo Frio. Debates são importantes para que a população conheça as propostas de cada candidato e possam comparar ideias de maneira democrática.
Magdala Furtado (PV)
Para a atual prefeita de Cabo Frio, a expectativa é que o "debate seja produtivo e democrático, e que todos os candidatos possam apresentar as propostas para a cidade". A representante do PV ressaltou:
Espero que os eleitores estejam ligados no debate da InterTV para que possam conhecer as propostas e também o trabalho de cada candidato. Estamos preparados e temos certeza que trabalhamos muito neste um ano de gestão e temos muito a apresentar, tanto de resultados como de propostas.
Rafael Peçanha (Rede)
Na avaliação de Rafael, "o mais importante é que o debate acontece de verdade e que os seus adversários possam estar presente para debater ideias, e assim construir esse momento democrático". O candidato do Rede destacou:
Acho que vai ser um encontro importante, pacífico e direcionado à cidade, àquilo que os eleitores e eleitoras mais precisam, que é ter o esclarecimento sobre os posicionamentos políticos de gestão de cada um dos candidatos. E, vamos estar presente para, com certeza, contribuir com isso.
Regras do debate
Conforme divulgado pela emissora, as regras do debate foram informadas previamente em reunião que contou com a presença de representantes dos candidatos.
O debate terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres, enquanto o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais. A ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco foi definida por sorteio:
Os períodos destinados às perguntas e respostas serão os mesmos em todos os blocos, sejam eles de tema livre ou específico: 30 segundos para formular a pergunta, 2 minutos para a resposta, 1 minuto e 15 segundos para a réplica e a tréplica, e, finalmente, 2 minutos para as considerações finais.
A emissora explicou que, nos dois primeiros blocos, cada candidato deverá responder apenas uma vez. Assim, todos perguntam e todos respondem. Nos dois blocos seguintes de perguntas, os candidatos poderão ser escolhidos para responder a, no máximo, duas perguntas.
Haverá blocos de tema livre e blocos de temas específicos, enviados aos concorrentes antes do debate. Esses tópicos serão colocados em uma urna no estúdio e sorteados durante a discussão.
Os candidatos que se sentirem insultados pelas falas de seus oponentes poderão solicitar direito de resposta. A comissão responsável pelo debate avaliará o pedido e poderá ou não permitir que o candidato ofendido tenha um minuto para responder, conforme estabeleceu a emissora.
Onde assistir
O debate vai ser transmitido pela InterTV RJ, afiliada da Rede Globo, para toda a Região dos Lagos do Rio, às 22h. Será possível acompanhar também pelo GloboPlay para quem mora em endereços dessas cidades.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!