Escolas estaduais retomam aulas presenciais e remotas em 59 municípios nesta segunda, 26
Unidades de ensino vão seguir regra de ocupação baseada no risco de transmissão da Covid-19, representada pelo uso de bandeiras
Escolas estaduais de 59 municípios do estado do Rio de Janeiro estão autorizadas a retomarem as aulas a partir desta segunda-feira, 26. O retorno vai acontecer no modelo de ensino híbrido, ou seja, presencial e remoto.
Entre as cidades autorizadas, dez fazem parte da área de cobertura do Portal Multiplix. São elas: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cantagalo, Carmo, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo e Santa Maria Madalena.
Mesmo com a autorização das atividades pedagógicas presenciais, caberá aos responsáveis, ou alunos maiores de idade, a opção pelo retorno presencial ou a permanência somente no ensino remoto.
Cada escola ficará responsável pelas adequações necessárias e a organização das atividades presenciais, considerando o projeto pedagógico da unidade, docentes disponíveis, distanciamento social e os protocolos sanitários.
As escolas vão seguir a regra de ocupação baseada no risco de transmissão da Covid-19 em cada cidade, representada pelo uso de bandeiras.
Em caso de bandeiras vermelha e roxa, as unidades escolares da rede pública estadual funcionarão apenas para atividades administrativas. As aulas, nesses casos, acontecerão somente de forma remota.
Já a partir das bandeiras laranja, amarela e verde, as escolas estaduais poderão desenvolver atividades pedagógicas com os estudantes que tenham interesse em frequentar aulas presenciais, mediante a capacidade física da unidade, em sistema de rodízio, respeitando as normas de distanciamento.
As regras são diferentes entre o ensino fundamental e o médio:
Ensino fundamental
50% da capacidade, no caso de bandeira laranja;
75% da capacidade, no caso de bandeira amarela;
100% da capacidade, no caso de bandeira verde.
Ensino médio
40% da capacidade, no caso de bandeira laranja;
60% da capacidade, no caso de bandeira amarela;
100% da capacidade, no caso de bandeira verde.
As unidades dos demais 33 municípios do estado do Rio permanecerão com ensino exclusivamente remoto.