Cabofriense estreia na Copa Rio nesta quarta-feira; veja como estão os preparativos para o torneio
Principal competição entre os ‘pequenos’ dá vaga ao Brasileirão Série D e à Copa do Brasil
Vai começar a principal competição entre os clubes considerados de ‘pequeno porte’ do Estado do Rio de Janeiro. A partir desta quarta-feira, 24, a Copa Rio vai reunir 24 equipes em uma disputa eletrizante não só pelo caneco, mas também por uma vaga no Brasileirão Série D e na Copa do Brasil.
Entre os postulantes ao título, estão dois times da área de cobertura do Portal Multiplix, são eles a Cabofriense e o Friburguense. Os tradicionais clubes vão em busca do troféu e, claro, da participação nas competições nacionais que serão disputadas em 2025.
Os dois times jamais conquistaram a Copa Rio. O Friburguense bateu na trave duas vezes, ficando com o vice em 2011 e 2016. Enquanto a Cabofriense chegou o mais perto do título em 2007, mas também amargou o segundo lugar e, tenta, assim como o Frizão a taça inédita.
Se na Região dos Lagos o Tricolor Praiano pretende esquecer a campanha ruim no Cariocão Série A2 desta temporada e focar na competição, o time da Região Serrana do Rio vai precisar dosar forças na Copa e na terceira divisão do estadual, que começa já no mês que vem.
Nesta quarta, a Cabofriense joga diante do Belford Roxo. O Tricolor Praiano vem embalado por uma vitória no último fim de semana, que garantiu a permanência da equipe no Cariocão Série A2 de 2025. Para Rafael Soriano, técnico do clube, é hora de manter a confiança alta:
A gente iniciou bem a competição e tivemos uma sequência que mesmo tendo até certo ponto boas atuações não conseguimos os resultados e você acaba perdendo um pouco da confiança. Precisamos voltar a vencer pra resgatar a confiança. Sabemos que estamos devendo.
O Friburguense, no entanto, teve sua estreia adiada após um impasse envolvendo a inscrição de atletas nessa terça-feira, 23. O clube chegou a ser excluído da competição, mas foi confirmado algumas horas depois pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), tendo a partida remarcada.
Frizão se prepara com a garotada enquanto reforços vão chegando | Foto: Divulgação/Friburguense
O clube da Região Serrana vive a expectativa do retorno de alguns atletas importantes que estão emprestados a outros times do estado, conforme afirmou José Eduardo Siqueira, gestor do clube:
Estamos com uma expectativa boa em cima da B1 [terceira divisão do Carioca], porque a maioria dos nossos jogadores estão jogando na Série A2 e vão voltar em agosto. Tem vários jogadores que estão para voltar. A preparação já começou e vamos com o que temos de melhor.
Com o jogo remarcado, o Friburguense enfrenta o America na sexta-feira, 26, às 14h45. A tradicional equipe da capital tem Romário em seu elenco de jogadores, ainda que o eterno ‘baixinho’ ainda não tenha feito nenhum jogo desde que anunciou seu retorno aos gramados no início do ano.
A principal diferença na estreia dos dois clubes é que o Friburguense joga em casa no seu primeiro confronto e decide a vaga no jogo de volta, fora de Friburgo. Já a Cabofriense vai até Belford Roxo para a primeira partida e terá o mando de campo a seu favor no duelo de volta.
A Copa Rio conta com oito clubes da Série A1, oito da Série A2, quatro da Série B1 e quatro da Série B2. Os jogos serão realizados em sistema de mata-mata, com partidas de ida e volta. Os clubes que disputaram a elite estadual em 2023 aguardam os vencedores dos confrontos da primeira fase.
Próximos jogos dos times da área de cobertura do portal:
Quarta-feira, 24
- Belford Roxo x Cabofriense – 14h45 (estádio Nélio Gomes – Belford Roxo)
Sexta-feira, 26
- Friburguense x America – 14h45 (estádio Eduardo Guinle – Nova Friburgo)
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!