'Desafio do Galo': um dos maiores eventos de mountain bike XCM do RJ será em julho; veja como se inscrever
Neste ano, a novidade da tradicional competição em Cantagalo será a presença das bikes elétricas
A 6ª edição do Desafio do Galo 2024, maratona de mountain bike (XCM) de Cantagalo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, está marcada para o dia 7 de julho, um domingo. O ponto de largada será o mesmo para todos os competidores: na praça da Igreja Matriz , na avenida Barão de Cantagalo, nº 157.
Neste ano, o prazo para realizar a inscrição irá até o dia do evento. Os interessados devem acessar este link.
O ingresso do primeiro lote está disponível por R$ 130, mais taxa, até o dia 30 de junho. Após essa data, as inscrições do segundo lote serão vendidas a R$ 150, mais taxa.
A competição terá dois percursos, com horários diferentes. O Pró está marcado para começar às 9h30. Já o Sport será às 9h35. O trajeto se divide em 59 quilômetros, com 1.059 metros de elevação para o percurso Pró, e 44 quilômetros, com 720 metros de elevação para o percurso Sport.
Os organizadores esperam mais de 200 inscritos na competição. Ao todo, os atletas estarão distribuídos em 28 categorias diferentes percorrendo as pistas do município, uma das maiores do Rio de Janeiro.
O Desafio do Galo vai da categoria Elite, acima dos 18 anos, e Master E, mais de70 anos, no masculino. A categoria de Paradesportivos não terá limite de idade. No feminino, a classificação vai de Sub 30, de 18 a 29 anos, até Master E, acima dos 70 anos.
A organização do evento informou que vai premiar com troféu os cinco primeiros colocados em cada categoria, mas a premiação em dinheiro será dada aos cinco atletas que se destacarem no percurso geral, de 59 km.
Jefferson Inácio, um dos organizadores do evento, falou com o Portal Multiplix sobre a importância do Desafio do Galo para Cantagalo:
É um evento que traz o pessoal do estado todo, que vem conhecer a cidade. O pessoal aqui da cidade também gosta muito.
A novidade deste ano será a presença de atletas com bicicletas elétricas de mountain bike na disputa. Esta será uma categoria nova da competição:
Eles poderão participar como apresentação e não irão ao pódio.
E entre os atletas amadores e federados, estará o Miguel Rocha, de 12 anos, morador de Nova Friburgo. Ele participa de eventos de ciclistas há pouco mais de um ano.
Marcelo e sua companheira incentivam o filho a praticar esporte | Foto: Arquivo Pessoal
Segundo o pai dele, Marcelo Rocha, o jovem competidor sempre recebeu em casa o incentivo ao esporte. Desde que iniciou a prática do ciclismo de montanha com a família, Miguel já acumula dez medalhas em encontros e outras três em competições.
Em Cantagalo, Marcelo, sua mulher e o filho vão percorrer os 44 quilômetros do percurso Sport. O pai contou que já está preparando o filho:
A gente tá treinando de terça e quinta e, às vezes, aos domingos. Tudo para chegar lá e ele aguentar a fazer o percurso 'de boa'. Eu sei que vai ser difícil, porque ele vai competir com pessoas bem mais velhas. Tomara que ele chegue na frente. A gente sente muito orgulho de que ele esteja em um esporte que a gente aprendeu a amar muito, que é o ciclismo, o mountain bike.
Sobre o Desafio do Galo
A competição começou em maio de 2016 com um grupo de ciclistas amigos em Cantagalo.
Algumas alterações aconteceram ao longo dos anos. Nas primeiras edições, os ciclistas percorriam cerca de 60 km no maior trajeto e 35 km no menor.
A maratona Desafio do Galo é válida pelo ranking do Estado do Rio de Janeiro. Através dela, o atleta tem duas opções para ser campeão: pela prova única ou por acúmulo de pontos na classificação estadual.
De 2020 a 2022, não houve o Desafio do Galo devido à pandemia da Covid-19. Mas, em 2023, o evento esportivo voltou a ser realizado na cidade serrana.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!