Exposição 'Estranhamento', de Rose Aguiar, está aberta ao público na Usina Cultural em Nova Friburgo
Mostra comemora os 50 anos da primeira exposição individual da artista plástica, em 1974
Está aberta ao público, até o dia 1º de novembro, de terça a sábado, das 13h às 18h, a exposição 'Estranhamento – Águas que passam… rastros que ficam', de Rose Aguiar, com curadoria de Lia do Rio.
A mostra gratuita está em cartaz no espaço anexo da Usina Cultural Energisa, na praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e comemora os 50 anos da primeira exposição da artista, realizada em 1974.
Nas obras, Rose Aguiar explora, por meio da fotografia, as formas, sombras e contornos produzidos pelo reflexo da luz na água. O objetivo, segundo Rose, é que cada pessoa faça a sua própria interpretação das imagens:
Usei várias maneiras para conseguir esse efeito de distorção da imagem através do movimento da água. Nessa exposição, as pessoas olham os trabalhos e veem tudo e a minha intenção é essa: que cada um veja o que quiser.
A artista ressalta que aproveitou a experiência como professora para reutilizar diversos elementos nas suas obras, como discos de vinil, CDs, caixinhas de fita cassete e até emboços descartados de paredes antigas:
Eu fui professora, então a gente tem essa ideia de utilizar outros materiais pra fazer arte. Já trabalhei com CD na sala de aula com crianças (...) Além disso, a arte contemporânea dá a possibilidade da gente usar todo tipo de material, não só a fotografia, como outros materiais, desde madeira, disco, tudo!
A equipe da TV Multiplix conversou com a artista Rose Aguiar, que deu mais detalhes sobre a exposição e a comemoração dos 50 anos da sua primeira exposição individual. Confira abaixo.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!