MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Festival Sesc de Inverno: inscrições para oficinas estão abertas; ingressos para shows estarão disponíveis a partir desta terça

Aulas de arte indígena, circo, atuação e direção de filmes serão oferecidas durante o evento

Por Erika Amaral
Com informações da assessoria
09/07/24 - 08:31
Festival Sesc de Inverno: inscrições para oficinas estão abertas; ingressos para shows estarão disponíveis a partir desta terça Oficinas de arte indígena, circo, atuação e direção de filmes serão oferecidas no festival | Fotos: Divulgação

O Festival Sesc de Inverno 2024 começa na próxima sexta-feira, 12, e vai acontecer em 24 localidades do estado. Será um "festival multilinguagens" e reunirá shows de artistas nacionais, teatro, dança, literatura, cinema, circo, artes visuais e oficinas.

A programação é gratuita ou a preços populares em algumas unidades. Para as apresentações musicais, o ingresso custa 1 kg de alimento não-perecível e começa a ser oferecido a partir das 13h desta terça-feira, 9.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Festival Sesc de Inverno 2024: Paralamas, Glória Groove, Adriana Calcanhoto, Jorge Aragão e outras atrações são anunciadas Festival Sesc de Inverno terá shows de Daniela Mercury, Xamã, Simone e outros nomes na Região dos Lagos

Entre as atividades oferecidas, oficinas com temáticas variadas também se destacam nesta edição.

Para participar, basta fazer a inscrição acessando aqui.

O Portal Multiplix conta as aulas que estão programadas para as cidades das regiões Serrana e dos Lagos. Confira abaixo:

Nova Friburgo

  • Sexta-feira, 13, e sábado, 14, das 14h às 18h: ‘Lito de Cozinha com Ana Cople'.

Esse workshop faz uso da litografia, técnica pioneira na indústria gráfica, e baseia-se na interação química entre água e gordura sobre uma matriz de pedra.

Classificação etária 10 anos.

  • De terça, 16, a quinta, 18, das 14h às 18h: ‘Estêncil com Juruna e Arara’.

Esse trabalho trará arte-educadores indígenas da Volta Grande do Xingu, que mostrarão os processos de preparação e pintura do estêncil, onde o participante poderá pintar e levar seu tecido estampado, e no local haverá a venda de artesanatos indígenas.

Classificação etária 10 anos.

  • De terça, 23, a quinta, 25, das 14h às 18h: ‘Atuação e Direção’, com Simone Spoladore e João Dumans.

Esta oficina terá por objetivo de desenvolver, durante três dias, um laboratório híbrido de atuação e direção, e propor que os participantes trabalhem coletivamente na construção das cenas de um filme.

Classificação etária 14 anos.

  • De terça, 23, e quinta, 25, das 14h às 18h: ‘Bordando Afetos – intervenções sobre fotografias impressas’.

Este laboratório terá o propósito de inspirar os participantes a criarem narrativas visuais a partir de fotografias selecionadas de seus álbuns de família, empregando a técnica do bordado livre nas intervenções destes retratos afetivos impressos sobre papel.

As atividades acontecem na Sala Multiuso da unidade. Classificação etária 12 anos.

  • Sábado, 27, das 14h às 18h: ‘Oficina de Fitotipia: imprimindo em folhas’, com Evna Moura.

Durante a oficina, o público aprenderá como os pigmentos naturais das folhas, como a clorofila e antocianina, reagem à luz solar e a outros pigmentos produzidos durante a atividade (como extratos de plantas, flores ou vegetais) para criar imagens únicas.

Classificação etária 10 anos.

Oficina de ‘Atuação e Direção’, com João Dumans e Simone Spoladore, será uma das atividades do festivalOficina de ‘Atuação e Direção’, com João Dumans e Simone Spoladore, será uma das atividades do festival | Fotos: Divulgação

Teresópolis

  • Sexta, 20, e sábado, 21, das 14h às 18h: ‘Lito de Cozinha com Ana Cople’.

Esse workshop faz uso da litografia, técnica pioneira na indústria gráfica, e baseia-se na interação química entre água e gordura sobre uma matriz de pedra.

Classificação etária 10 anos.

  • Quarta, 17, a sexta, 19, das 14h às 17h: ‘Oficina de direção’ com Márcia Sandrin.

Será uma oficina acessível a todos e apresentará detalhes da direção audiovisual, desde a análise de roteiros até a colaboração com outras áreas.

Classificação etária 18 anos.

  • Sexta, 26, a Domingo, 28, das 14h às 17h: ‘Interpretação e prática para dublagem’.

Esse laboratório será uma introdução à técnica de dublagem para audiolivro e áudio série para atores e profissionais que já atuam no mercado do audiovisual.

Classificação etária 14 anos.

  • Sábado, 20, e domingo, 21, das 14h às 16h: ‘Pintura e Animação Digital com Tagtool – Suaveciclo com VJ Suave’.

Esse trabalho fará uso de um aplicativo que permite que as pessoas desenhem com luz em vez de tinta para criar desenhos.

Classificação etária livre.

Petrópolis

  • Sábado, 13, às 11h: Oficina infantil: ‘Dança materna para mães e bebês de colo e engatinhantes’ para bebês de até 15 meses.

Essa oficina traz um olhar para a experiência estética e cuidados com a mulher no pós-parto e com o bebê, sob os aspectos físicos, emocionais, do vínculo com a mãe e da interação e das brincadeiras entre ele e outros bebês.

O momento da dança é o auge nesta teia de sentidos e relações.

Haverá um limite de 45 participantes no total, podendo ser 15 bebês com pais e mães.

  • Sábado, 13, das 11h às 13h: ‘Eu-Natureza’ - Arte para Crianças, com Alexandre Sá e Ana Tereza Prado Lopes.

O workshop visa promover um encontro entre os oficineiros, crianças e seus responsáveis de modo a sensibilizar o corpo coletivo para o espaço, para o entorno, para a simplicidade das coisas, de modo a desnaturalizar o olhar para a vida em seu acontecimento mínimo.

Ambas as atrações são gratuitas e para participar da oficina deverá ser realizada inscrição prévia através do site.

Classificação etária 9 anos.

  • De terça, 16, a sábado, 20, das 18h às 21h, no Centro Cultural Sesc Quitadinha: 'PalhaçaRIA perCURSO AFETAdo'.

A oficina com o grupo Trampolim propõem um mergulho no universo circense da "palhaçaria".

Entrada gratuita e classificação etária 18 anos.

Grupo Trampolim, com oficinas que propõem um mergulho no universo da palhaçariaGrupo Trampolim, com oficinas que propõem um mergulho no universo da palhaçaria | Fotos: Divulgação

Cabo Frio

  • Sábado, 27 e domingo, 28, das 14h às 18h: Estêncil Express – Juruna e Arara.

Esse trabalho trará arte-educadores indígenas da Volta Grande do Xingu que mostrarão os processos de preparação e pintura do estêncil, onde o participante poderá pintar e levar seu tecido estampado, e no local haverá a venda de artesanatos indígenas.

Classificação etária 10 anos.

‘Estêncil com Juruna e Arara’ - Indígenas da Volta Grande do Xingu mostrarão os processos de preparação e pintura em tecidos‘Estêncil com Juruna e Arara’ - Indígenas da Volta Grande do Xingu mostrarão os processos de preparação e pintura em tecidos | Foto: Divulgação

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.