Fim de semana deve ter chuvas intensas em quase todo o estado; confira a previsão do tempo
Corpo de Bombeiros faz alerta à população e garante que está monitorando as áreas de risco
Apesar do calor nos últimos dias, o fim de semana deve ser de chuvas intensas em quase todo o estado do Rio. Em comunicado emitido na manhã desta sexta-feira, 25, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) afirmaram que seguem monitorando a situação.
Segundo os bombeiros, há registro de mais de 140 ocorrências relacionadas às precipitações em território fluminense, a maioria referente a cortes de árvores.
O CBMERJ comunicou que está atuando no atendimento às emergências, nos 92 municípios do estado, com apoio de viaturas de salvamento e resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves, além de equipes de especialistas em desastres:
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanha, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas para os municípios, quando necessário.
Ainda segundo a corporação, há previsão de pancadas isoladas de chuva moderada a forte, acompanhadas de rajadas de vento e raios em todo o Rio de Janeiro.
A Sedec-RJ informou também que na manhã desta sexta, o risco relacionado a deslizamentos, inundações e alagamentos era considerado moderado a muito baixo no estado.
Região Serrana
A Defesa Civil emitiu um alerta, também nesta sexta, válido até o sábado, 26, em Nova Friburgo, com previsão de chuva moderada a forte para região. Os ventos estarão fracos a moderados, com rajadas fortes, de acordo com o órgão, que alertou:
Se houver risco de inundações ou alagamentos na área de sua residência, proteja documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido e coloque em lugares altos seus móveis e utensílios. Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia e feche o registro de entrada de água.
O comunicado orienta que a população "feche bem as portas e janelas. Se houver risco de deslizamentos na área de sua residência, fique atento a qualquer sinal de trincas no terreno ou rachaduras nas paredes".
Em Teresópolis, a Defesa Civil também emitiu um alerta para a população nessa quinta-feira, 24, referente a possibilidade de chuva moderada a forte nas próximas horas. O órgão ressaltou que monitora o tempo e pode atualizar o alerta a qualquer momento.
A Defesa Civil da cidade ainda pede que os moradores fiquem atentos aos alertas emitidos, e em caso de emergência ligue para o 0800 202 1066 ou 2742-8264.
Defesa Civil de Teresópolis ressaltou que monitora o tempo e pode atualizar o alerta a qualquer momento | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros permanecem altos nessas duas cidades no sábado, 26, registrando uma queda no domingo, 27, com tempo fechado e possibilidade de pancadas de chuva com raios e trovões.
Em Nova Friburgo a mínima será de 16ºC e a máxima de 29°C neste sábado, 26. Já no domingo, 27, os termômetros devem ficar entre 12°C e 20°C. Enquanto que Teresópolis deve registrar mínima de 16°C e máxima de 30°C, no sábado, e ficar entre 12ºC e 20 °C no domingo, conforme dados do Inmet.
Região dos Lagos
A previsão de chuva forte se estende para as cidades localizadas no litoral do estado. O Inmet emitiu alerta de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em Arraial do Cabo, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas para o fim de semana, segundo o instituto. O município segue a tendência de todo o estado, com termômetros mais altos neste sábado dando lugar a temperaturas mais baixas no domingo.
A cidade deve registrar mínima de 23°C e máxima de 30°C no sábado e no domingo deve ficar entre 22°C e 25°C. A previsão é semelhante também para municípios vizinhos, como Armação dos Búzios e Cabo Frio.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!