Inea publica regras de segurança para reabertura das unidades de conservação estaduais
Parque Estadual dos Três Picos mantém fechado o acesso à Caixa de Fósforo, em Nova Friburgo
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) publicou novas regras para a reabertura gradual das unidades de conservação ambiental estaduais, em relação à prática de atividades desportivas e visitação de pontos turísticos. O Parque Estadual dos Três Picos, com abrangência em Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, está na lista.
Segundo uma publicação nas redes sociais do Parque Estadual dos Três Picos, apenas o acesso à montanha Caixa de Fósforo, em Nova Friburgo, continua fechado.
Segundo o documento publicado no Diário Oficial, fica estabelecido que permanecem fechados os centros de visitantes, banheiros, vestiários, campings, academias da terceira idade, parques infantis, churrasqueiras e bebedouros.
Além disso, ainda segue suspensas a permanência do público nas praias, lagos, rios, cachoeiras e piscinas naturais no interior das unidades de conservação, assim como as autorizações para os eventos e uso de infraestruturas dos locais.
O documento mantém fechado as atividades de lazer e esportivas que impliquem a permanência nos atrativos e pontos turísticos e a visitação desses locais dentro das unidades, até que o Inea estabeleça a capacidade de público para cada local.
O Inea considera atrativo turístico, no Parque Estadual dos Três Picos, todas as cachoeiras, Caixa de Fósforo, Pico da Branca de Neve, Pico dos Dois Bicos, Pico da Caledônia e Pico do Elefante.
Ainda segundo o documento, nas trilhas das unidades de conservação, estão autorizadas as práticas desportivas individuais e coletivas, desde que sejam adotados os seguintes procedimentos:
- Uso obrigatório de máscara em todos os espaços
- Limitação máxima de 10 pessoas por grupo
- Distanciamento mínimo de dois metros para caminhada, corrida ou pedalada lado a lado
- Distanciamento mínimo de cinco metros ao caminhar atrás de outro frequentador
- Distanciamento mínimo de 10 metros ao correr atrás de outro frequentador
- Distanciamento mínimo de 20 metros ao pedalar atrás de outro frequentador
- Utilização de tubo para acondicionamento de dejetos, em caso de necessidade, dada a indisponibilidade de banheiros
- Higienização constante das mãos com álcool 70% (gel ou líquido)
- Evitar tocar em estruturas de uso comum, tais como guarda-corpos, cabos de aço, cordas e corrimões
- Retirada e descarte adequado de todo resíduo produzido durante a visitação
Com relação a atividades de pesquisa, é necessário solicitar uma autorização específica para o período. Os moradores que residem em áreas privadas dentro dos parques, estão isentos de autorização.