Arraial do Cabo registra três pontos de incêndios em um mesmo dia; veja as imagens
Focos estão controlados, segundo as equipes de combate ao fogo; vários animais foram encontrados mortos
Três incêndios foram registrados nessa quinta-feira, 18, em uma área de vegetação em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Os pontos das queimadas ocorreram em locais distintos.
O primeiro incêndio em uma mata foi registrado logo pela manhã na trilha da Praia do Forno. Vários animais foram encontrados mortos pelos agentes que trabalharam para controlar o fogo.
Durante a noite, mais uma área de vegetação foi atingida, dessa vez no distrito de Figueira. Duas equipes do Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo (Gopam) foram deslocadas para o incêndio, considerado de grandes proporções.
Veja abaixo as imagens dos incêndios na trilha da Praia do Forno e em Figueira:
Um outro incêndio ocorreu à noite no Morro da Prainha. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Gopam foram até o local e monitoraram a área. Segundo os agentes, o fogo também foi controlado.
De acordo com moradores do bairro, a fumaça e a fuligem chegaram a algumas residências devido ao vento. Não houve feridos.
Na manhã desta sexta-feira, 19, nenhum foco de incêndio foi encontrado nos locais pelas autoridades.
As áreas devastadas ainda não foram contabilizadas e as causas serão identificadas. De acordo com o Gopam, no caso de Figueira, existe a suspeita de incêndio criminoso, por isso, o caso será registrado para que seja iniciada uma investigação.
Para Leonardo Sandre, chefe da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental e Marítima do município, esses incêndios causam danos irreparáveis ao meio ambiente:
Infelizmente essa atitude causa muito dano para a nossa região, principalmente com a nossa fauna e flora. É uma prática que a gente deve abolir, porque não é bom pra ninguém. É hora de, mais uma vez, a gente pedir de novo que não se cometa esse tipo de ação.
Vários animais foram encontrados mortos pelos agentes que trabalharam para controlar o fogo | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo
Outro caso recente
Diversas espécies de animais morreram durante outro incêndio de grandes proporções em junho e que atingiu uma outra área de vegetação no distrito de Figueira.
As chamas se alastraram na mata do bairro Novo Arraial, afetando uma área equivalente a seis campos de futebol. A queimada só foi controlada após quatro horas de trabalho, por quase 30 agentes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros.
O fogo atingiu uma área de restinga, taboa e gramíneas. O governo municipal informou que o caso foi encaminhado aos órgãos competentes para averiguação de possível crime ambiental.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!