Jacaré é encontrado em praia de Cabo Frio; biólogo explica fenômeno
Animal de 1,25m foi capturado na faixa de areia no segundo distrito
Quem passou pela Praia do Pontal, em Tamoios, distrito de Cabo Frio, nessa quarta, dia 4, se surpreendeu com um visitante exótico no local. Um jacaré de aproximadamente 1,25m foi encontrado na faixa de areia da praia e logo despertou a curiosidade de pessoas que estavam próximas do local.
O biólogo Vinicius Santos explica que o aparecimento de répteis nas areias de praia é incomum. Em especial, na localidade em que ele apareceu, porque é raro ter um brejo por perto.
“Por outro lado, existem rios e lagoas por perto, e quando chove e há transbordo, estes animais podem seguir a correnteza e aparecer em outro local. Eles podem sair também de seu habitat natural por falta de comida, mas o mais provável é que sejam levados pela inundação”, disse.
Vinicius esclarece ainda que o animal não conseguiria sobreviver neste tipo de ambiente:
“Se não fosse retirado, ele tentaria buscar um brejo ou algo do tipo. Mas, como na cidade não tem tantos, ele teria dificuldades de sobrevida. A orientação para os banhistas é que, ao avistar o animal, saia do local, na água ou areia, e acione o salva-vidas imediatamente, que é autoridade máxima na praia. Assim, ele pode isolar a área e, em seguida, acionar os órgãos competentes para a fazer a remoção da espécie”.
Animal foi capturado e devolvido ao seu habitat natural | Foto: Divulgação/PMCF
Para capturar o animal foi necessária uma grande mobilização de profissionais. Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, da Guarda Civil e da Guarda Marítima e Ambiental, além de equipes da Fiscalização de Posturas e do Corpo de Bombeiros.
Diversas equipes se mobilizaram para a retirada do réptil | Foto: Divulgação/PMCF
O réptil foi levado para a foz do Rio São João e devolvido ao seu habitat natural. A prefeitura, através de uma rede social, informou que, em casos como este, a população pode acionar as equipes para fazer a remoção de animais pelo número 153.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.