Mutirão de reflorestamento busca recuperar áreas atingidas por incêndio no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis
Secretaria Municipal de Meio Ambiente convoca população para trabalho voluntário
Um grande mutirão de reflorestamento está sendo mobilizado para esta semana, de quarta-feira, 23, a sábado, 26, das 8h às 12h, no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT), na Região Serrana do Rio.
Com o objetivo de recuperar as áreas atingidas pelo incêndio florestal ocorrido em setembro deste ano, que devastou mais de 100 hectares de mata, está previsto o plantio de 300 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, selecionadas após pesquisa desenvolvido por biólogos, engenheiros e demais profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do PNMMT.
Foram escolhidas mudas de Ipês, em especial o amarelo, Guapuruvu, Sibipiruna, Manacá e Paineira.
De acordo com o biólogo e chefe do PNMMT, Vitor Cunha, essas espécies nativas foram selecionadas para o replantio por serem resistentes, principalmente para a área afetada pelo incêndio florestal.
A região da Pedra da Tartaruga é naturalmente mais seca. Então essas mudas são mais resistentes para situações de escassez hídrica e vento.
Incêndio florestal no PNMMT, ocorrido em setembro deste ano, devastou mais de 100 hectares de mata | Foto: Reprodução/Equipe PNMMT
Os pesquisadores estimam que, aproximadamente um ano e meio após o mutirão, a biodiversidade local recupere as características que tinha antes do incêndio.
"O impacto direto é recuperar a área afetada em partes, para que a recuperação natural seja mais eficiente. Será uma ajuda para a natureza, ainda mais nesse período de chuvas em que as chances das mudas sobreviverem são maiores", ressalta Vitor.
Além da ação de reflorestamento, a prefeitura afirma que pretende intensificar a fiscalização e a prevenção de incêndios em todo o território do parque municipal.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente programa para 2025 a realização de aceiros preventivos. Os aceiros são faixas ao longo dos limites das Unidades de Conservação, onde a vegetação é eliminada da superfície do solo, a fim de prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando assim queimadas ou incêndios.
Como participar
A população está convidada a participar do mutirão de reflorestamento do parque municipal. Para isso, é preciso preencher o formulário on-line disponibilizado pela secretaria.
Segundo a prefeitura, é um evento para toda a família e pessoas de todas as idades podem participar.
Vitor lembra que o percurso inclui trilhas e regiões um pouco distantes da base, por isso, crianças deverão ser acompanhadas pelos pais, e é recomendado o uso de roupas e calçados confortáveis, boné ou chapéu, protetor solar, repelente de insetos e luvas. Além disso, também é indicado levar água para hidratação e lanches.
O chefe do PNMMT destaca que não será permitido o plantio de sementes ou mudas trazidas pelos voluntários:
Vamos ceder todas as mudas necessárias. Os voluntários devem trazer apenas a disposição e roupas confortáveis (...) O incêndio na Tartaruga foi uma comoção municipal. A abertura do mutirão visa aproximar e engajar mais as pessoas na proteção da área. Esperamos, com essa ação, ter a população próxima de nós para fortalecer a gestão municipal da unidade de conservação e dar relevância e significado para a recuperação da área.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!