Parnaso celebra 85 anos com programação especial neste sábado, em Teresópolis
Em parceria com o Sesc, unidade promoverá diversas atividades para o público
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), considerado o terceiro parque mais antigo do país, está completando 85 anos de criação.
Com mais de 20 mil hectares protegidos, a instituição preserva o ecossistema da Serra do Mar, abrangendo os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
O chefe da unidade em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, Ernesto Castro, destaca que o parque abriga a maior biodiversidade do país, com mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência e mais de 700 espécies de animais vertebrados, incluindo espécies muito ameaçadas – como o macaco muriqui e o sagui-da-serra-escuro – e outras nativas.
O parque protege ainda um importante patrimônio histórico, como a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo, e cultural, incluindo a cultura do montanhismo, que tem aqui os principais marcos de sua história no Brasil, como o Dedo de Deus. O espaço também tem como objetivo promover experiências e aproximar a sociedade da natureza
, explica.
Parque tem mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência | Fotos: Reprodução/Ernesto Castro (Parnaso)
Para que isso seja possível, o diretor conta que mais de cem pessoas trabalham diretamente na conservação do parque e no atendimento ao público.
São profissionais que atuam em diversas frentes, como o monitoramento da biodiversidade, fiscalização, controle de incêndios, manutenção de trilhas e infraestrutura, educação ambiental e orientação aos visitantes.
A celebração deste trabalho e história acontecerá neste sábado, 30, a partir das 10h, em parceria com o Sesc Teresópolis.
O parque comemora seus 85 anos abrindo suas portas com diversas atividades para o público. Quem usa e valoriza o parque como um espaço de lazer também nos ajuda a cuidar desse lugar que é de todos nós
, enfatiza Ernesto.
Confira a seguir a programação do evento:
- 10h às 13h - Oficina de Histórias em Quadrinhos
- 10h às 14h - Oficina de Pintura em Aquarela
- 10h às 16h - Oficina De Bem com a Mata
- 10h às 16h - Carpoteca: Coleção de Sementes
- 10h às 16h - Trampolim Aquático
- 10h às 16h - Oficina Waterball
- 10h às 16h - Recreação
- 11h às 11h15 - Contação de história "A Festa no Céu"
- 11h30 - Espetáculo de circo "Embolhando"
- 14h às 15h - Roda de Conversa: Banho de Floresta
- 15h às 15h30 - Show: Amigos do Choro
Durante o dia, os visitantes também poderão conferir a abertura da exposição "Trilhando as Paisagens" de Gabor Geszti, que ficará disponível até o final de dezembro.
Na mostra, o artista aborda a interdependência entre o homem e o meio ambiente e a relação entre arte e natureza.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!