MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Parque Estadual dos Três Picos inaugura trilha de 924 metros entre árvores centenárias

Percurso com menos de uma hora de duração visita figueiras, jequitibás, jacarandás e outras espécies nativas

Por Eliandra Bussinger
06/12/24 - 09:58
Parque Estadual dos Três Picos inaugura trilha de 924 metros entre árvores centenárias Trajeto é o destino ideal para os iniciantes em trilhas, segundo organizadores do parque | Foto: Divulgação/Leonardo Soares (PETP)

Uma nova trilha pode ser visitada no Parque Estadual dos Três Picos (PETP), unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no interior do Rio de Janeiro.

Trata-se do Caminho das Centenárias, inaugurado no último sábado, 30, com o objetivo de exaltar a beleza e grandiosidade das árvores centenárias do parque.

A gestora do PETP, Maria Alice Domingos Picoli, explica que as espécies encontradas na trilha são nativas da Mata Atlântica e integram a biodiversidade local, como figueiras, jequitibás, jacarandás, palmeiras, ipês-amarelos, guapuruvus, quaresmas, entre outras.

Ela ressalta ainda que algumas dessas árvores são endêmicas e consideradas madeiras de lei.

Suas idades exatas ainda estão em processo de confirmação, entretanto especialistas afirmam que algumas delas têm mais de 300 anos, afirma Maria Alice.

Percurso de 924 metros visita espécies de figueiras, jequitibás, jacarandás, entre outrosPercurso de 924 metros visita espécies de figueiras, jequitibás, jacarandás, entre outros | Foto: Divulgação/Leonardo Soares (PETP)

De acordo com a organização do parque, o trajeto é de leve a moderado e o destino ideal para os iniciantes em trilhas. No entanto, não é indicado para pessoas com pouca mobilidade ou PcD.

O percurso começa na subsede Vale da Revolta, localizada no município de Teresópolis, na Região Serrana do Rio. No total, o visitante percorrerá 924 metros, em um tempo de 40 a 50 minutos.

Para visitas em grupos com mais de 15 pessoas ou escolas, é necessário fazer agendamento prévio pelo email petpermitage@gmail.com.

O espaço fica aberto ao público todos os dias, inclusive nos feriados, das 8h às 17h.

O início do percurso é na subsede Vale da Revolta, localizada no município de Teresópolis, na Região Serrana do RioO início do percurso é na subsede Vale da Revolta, localizada no município de Teresópolis, na Região Serrana do Rio | Foto: Divulgação/Leonardo Soares (PETP)

Sobre o PETP

Responsável por abrigar o maior índice de biodiversidade do estado do Rio de Janeiro, o Parque Estadual dos Três Picos foi criado em 5 de junho de 2002 e ampliado em 2009.

O PETP abrange áreas de cinco municípios: Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim.

O nome do parque faz referência ao importante conjunto de montanhas do lugar, formado pelos picos menor, médio e maior, este último é considerado o ponto culminante de toda a Serra do Mar, com 2.366m de altitude.

O Vale dos Deuses fica na base, ponto de partida para as diversas trilhas existentes na área.

Além de ser uma referência na prática de montanhismo, o parque preserva espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção ou insuficientemente conhecidas da fauna e da flora nativas.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.