Saiba quais modalidades serão novidade nas Olimpíadas de Paris-2024
Depois da entrada do skate e do surfe em Tóquio, próxima edição terá a inclusão de dois novos esportes
Depois de grandes histórias, os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, chegaram ao fim no domingo, 8. E assim que a pira olímpica se apagou, os olhos do mundo dos esportes se voltaram para Paris, sede da Olimpíada de 2024. E a edição francesa do principal evento esportivo do mundo, assim como em Tóquio, contará com a chegada de novos esportes.
Duas modalidades serão incluídas: canoagem slalom extremo e breakdance, que se juntam ao skate, surfe e escalada esportiva, novidades na Olimpíada japonesa, que serão mantidos.
E para que você já fique íntimo das novas modalidades, o Portal Multiplix preparou um resumo das regras dos dois novos esportes. Confira abaixo.
Canoagem slalom extremo
Esta modalidade da canoagem slalom vem atraindo a atenção do público por sua competividade.
A novidade olímpica consiste em uma prova com dois a quatro competidores que precisam escorregar de uma rampa e percorrer um percurso de balizas.
O atleta que cruzar a linha de chegada primeiro, é declarado vencedor da prova.
Na canoagem slalom tradicional, o esportista faz o percurso sozinho, ou seja, sem rival algum. E o vencedor é aquele que faz o menor tempo.
Breakdance
No breakdance, os atletas competem no estilo mata-mata, tanto individual quanto em equipe. Assim, cada time se apresenta alternadamente na frente dos juízes.
Ao fim das apresentações, os juízes definem o atleta que teve o melhor desempenho. Quem tiver a maioria dos votos dos jurados, avança. Os competidores são denominados B-boy e B-girl.
Outras novidades
Além da inclusão desses esportes, nas Olimpíadas de Paris, pela primeira vez na história, haverá igualdade de gênero no total de competidores: 50% de participação masculina e 50% de feminina, na sequência da evolução alcançada em Tóquio, que teve 48,8% de participação feminina.
Por outro lado, haverá redução do total de atletas, para 10.500, e também do número total de eventos: 329.
Também foram incluídos, no programa olímpico, novos eventos mistos, competições disputadas em conjunto por homens e mulheres.
Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), o objetivo das mudanças é atrair o público mais jovem e gerar igualdade no esporte mundial.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.