Duas Barras avança na vacinação contra Covid e começa a aplicar Coronavac em crianças de 3 anos
Secretarias de Saúde de Teresópolis e Nova Friburgo afirmam que aguardam envio de nota técnica do estado para iniciar campanha
Agora, os pais dos pequenos podem respirar mais aliviados em Duas Barras, no interior do Rio. A partir desta semana, crianças de três anos já podem ser imunizadas contra a Covid-19.
Após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendação do Ministério da Saúde, será aplicado o imunizante da Coronavac neste público.
Segundo a prefeitura, na próxima semana, a vacinação será ampliada para crianças de 4 anos.
Os responsáveis devem levar seus filhos à Policlínica, no PSF em Monnerat e na zona rural.
Em Duas Barras e Monnerat, a vacinação segue o cronograma divulgado pelas redes sociais da prefeitura. Já na zona rural, a vacinação acontece de acordo com a visita itinerante da enfermeira responsável.
Para receber o imunizante, a criança deve estar acompanhada dos responsáveis legais.
É necessário ainda apresentar a caderneta de vacinação e cartão SUS ou CPF.
Vacinação em Cabo Frio
Em Cabo Frio, na Região dos lagos, a vacinação contra a Covid-19 em crianças de três a cinco anos de idade também teve início na última terça-feira, dia 19.
A imunização será realizada de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, em 17 unidades do município.
Segundo a nota técnica SES/SUBVAPS Nº 122, a primeira dose deste público-alvo será atendida com estoques remanescentes. A previsão é de que a segunda esteja disponível 28 dias após a primeira aplicação.
Região Serrana
A reportagem questionou as duas grandes cidades da Região Serrana a respeito do início da vacinação a crianças desta faixa etária.
Por meio da assessoria de imprensa, Teresópolis informou que, “seguindo orientação do Ofício Circular SES/SUBVAPS Nº 122, da Secretaria de Estado de Saúde, aguarda as orientações das equipes técnicas do Ministério da Saúde para iniciar o calendário de introdução da vacina Coronavac na faixa etária de 3 a 5 anos”.
O governo municipal disse ainda que aguarda o envio das doses do imunizante pelo Ministério da Saúde.
Já Nova Friburgo, por sua vez, explicou que a Secretaria de Saúde já está fazendo todo o planejamento necessário para dar início à campanha, mas que, para isso, aguarda o recebimento das notas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.
Posicionamento do estado
O Portal Multiplix entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para entender o porquê de alguns municípios já terem iniciado a campanha, já que outros alegam aguardar uma orientação estadual para imunizar este público-alvo. Até o momento, não houve respostas.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.