Cabo Frio e Araruama reforçam patrulhamento em unidades escolares na manhã desta segunda
Outras medidas estão sendo discutidas para garantir a segurança dos alunos, após supostas ameaças e repercussão dos ataques no país
Após os últimos ataques ocorridos em unidades escolares do país, o último deles em uma creche de Blumenau, em Santa Catarina, onde um homem invadiu a instituição com uma machadinha e matou quatro crianças na semana passada, diversas cidades do interior do Rio estão adotando medidas de segurança visando garantir a proteção dos estudantes.
O motivo é o surgimento de supostas ameaças espalhadas em aplicativos de mensagens e redes sociais.
Em Cabo Frio e Araruama, na Região dos Lagos, foi reforçado o patrulhamento em unidades escolares na manhã desta segunda-feira, dia 10, com agentes da Polícia Militar e Guarda Municipal circulando pelas escolas.
Na cidade cabo-friense, os agentes percorrem as escolas, desde as primeiras horas do dia, para verificar junto aos responsáveis as condições de segurança, informou a assessoria da Secretaria de Segurança.
Policiais orientam os alunos dentro das salas de aula | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
"O objetivo é que todos possam ter um dia de aula com toda a tranquilidade e a paz necessárias para o desempenho das atividades escolares", informou a pasta.
O trabalho está sendo feito pelo grupamento escolar em toda a rede pública.
Sobre as supostas ameaças que foram publicadas na internet, a Secretaria de Segurança informou que está monitorando as postagens maliciosas acerca de ataques em escolas:
Ressaltamos que boa parte dos perfis estão sendo identificados e seus responsáveis serão conduzidos às autoridades.
A Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretária de Direitos Humanos e Segurança, pede ainda que todos colaborem com as Forças de Segurança através dos canais de denúncia no intuito de inibir esses atos.
Araruama
Na cidade, foram tomadas duas decisões imediatas frente ao assunto, de acordo com o governo municipal. Visando a prevenção, com objetivo de aumentar a segurança entre alunos e profissionais da Educação.
A Secretaria de Educação abriu um processo de licitação que já está em curso para instalar um Sistema de Reconhecimento Facial na entrada de todas as escolas e creches públicas da cidade.
Prefeitura vai implantar reconhecimento facial nas escolas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Araruama
Ao todo, cerca de 52 unidades de educação vão contar com o sistema, que só permite a entrada de pessoas que já tenham um cadastro na escola com uma foto do próprio rosto.
O objetivo é impedir a entrada de desconhecidos, aumentando a segurança das crianças e profissionais dentro das escolas e creches.
Além disso, agentes de segurança de uma empresa prestadora de serviços vão reforçar a proteção dos estudantes e profissionais da Educação em todas as escolas e creches públicas, ainda segundo o município.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.